Santa Missa de ação de graças pelos 65 anos da Arquidiocese de Maringá será domingo, 27 de março

22 de Março de 2022

A Arquidiocese de Maringá celebrará seus 65 anos no próximo domingo, 27 de março, às 15h na Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

Presidida pelo Arcebispo Dom Frei Severino Clasen, a Santa Missa também marcará o envio do processo de escuta da etapa arquidiocesana do Sínodo dos Bispos, cujo tema é sobre sinodalidade – “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

65 anos da instalação canônica da diocese

A Arquidiocese de Maringá é a circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana, no Brasil, sob o pastoreio do Arcebispo Dom Frei Severino Clasen, OFM. Sua instalação canônica ocorreu no dia 24 de março de 1957, com a posse do primeiro Bispo, Dom Jaime Luiz Coelho. Em 1980 a Diocese passa a ser Arquidiocese, tendo como sufragâneas as Dioceses de Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí.

Após Dom Jaime Luiz Coelho a Arquidiocese foi pastoreada por Dom Murilo Krieger (1997 a 2002), Dom João Braz de Aviz (2002 a 2004) e Dom Anuar Battisti (2004 a 2019). O quinto Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Severino Clasen, tomou posse dia 15 de agosto de 2020.  A Arquidiocese de Maringá é composta por 27 municípios, 59 paróquias e cerca de 50 pastorais, movimentos e organismos.