Orientações sobre o uso de máscaras nas celebrações

01 de Abril de 2022

Orientações sobre o uso de máscaras nas celebrações

Em virtude dos recentes decretos que desobrigam o uso de máscaras em locais fechados, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, emitiu um comunicado aos padres com orientações sobre como as paróquias devem proceder a partir de agora.

Segue comunicado:

Estimados padres, irmãos no sacerdócio, Paz e Bem!

Em respeito e segurança à vida, missão esta da Igreja, desde o início da pandemia causada pelo novo Corona Vírus (COVID-19), a Igreja sempre orientou o uso de máscara em obediência aos decretos estaduais e municipais.

Como é de conhecimento da maioria, na data de 29 de março de 2022, o Governo do Estado do Paraná, na pessoa do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, publicou em Diário Oficial o novo decreto (10.596/2022) desobrigando o uso das máscaras de proteção facial, em ambiente fechado.

A saber, orientamos:

Aos fiéis que frequentam nossos espaços, fica FACULTATIVO, mas RECOMENDÁVEL o uso de máscara.

RECOMENDA-SE o uso das máscaras de proteção facial às equipes de acolhidas e às equipes de liturgia quando servem a comunidade no rito do ofertório;

RECOMENDA-SE o uso das máscaras de proteção facial, sobretudo aos presbíteros, diáconos e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, durante a distribuição da Sagrada Comunhão e na visita aos enfermos em suas residências.

RECOMENDA-SE aos padres que por zelo e prudência, nos mutirões de confissão, façam uso da máscara de proteção facial e, quando possível, orientem o fiel ao uso da mesma durante a confissão.

RECOMENDA-SE ainda, que até mesmo nos atendimentos ordinários na vida paroquial, faça-se o uso da máscara de proteção facial e mantenham as salas de atendimentos bem arejadas.

Nas visitas pastorais aos hospitais, fica OBRIGADO o uso das máscaras de proteção facial aos padres. Que todos sigam gentilmente as determinações e orientações dos hospitais.

Aos fiéis que estiverem com sintomas gripais leves e que não cumprem o isolamento domiciliar, fica INDISPENSÁVEL O USO DE MÁSCARA e DISTACIAMENTO.

Aos que apresentam sintomas da COVID-19, RECOMENDAMOS que procurem assistência médica e, até que saia o resultado de exame laboratorial, que permaneça em casa.

O álcool em gel 70% deve permanecer nos ambientes das igrejas, disponíveis e acessíveis para os fiéis e a higienização das mãos é INDISPENSÁVEL, sobretudo no momento da Comunhão.

Em caso de normativa municipal mais restritiva, que seja observada e obedecida de imediato.

Por fim, revestindo-me de prudência, peço com insistência que orientem vossas comunidades a manterem os cuidados e busquem vacinar-se ou completar seu quadro vacinal. E a todos vós, suplico que jamais lhes falte a intercessão de Maria nossa Mãe e Padroeira, a Senhora da Glória.

Dom Frei Severino Clasen, OFM

Arcebispo Metropolitano de Maringá