Aprovada a construção do Santuário de Schoenstatt em Maringá

06 de Abril de 2022

Aprovada a construção do Santuário de Schoenstatt em Maringá

“Com muita alegria recebemos a notícia da aprovação, pela Arquidiocese, para a construção do nosso Santuário. Providencialmente, esse presente nos foi dado no último dia 25 de março, dia da Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora. Este último documento completa todas as autorizações necessárias para a construção do Santuário Filial de Maringá, que é um desejo presente no coração da Família de Schoenstatt há mais de 20 anos”.

Essas palavras, anunciando a boa-notícia, são do presidente do Conselho Local da Família de Schoenstatt, Geovani Moresco. A autorização chegou justamente no dia em que todos se reuniriam para a adoração eucarística, surpreendendo e emocionando os membros da Obra, que celebraram a agradeceram juntos.

O documento foi assinado pelo Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen - que visitou o local no final de 2021 -, e também pelo chanceler da Arquidiocese, padre Dirceu Alves do Nascimento.

A construção deste Santuário foi aprovada pela Presidência Nacional da Obra de Schoenstatt em setembro de 2021. O último documento pendente para concretizar esse sonho era a autorização da Arquidiocese.

Os Santuários Filiais são construções idênticas ao Santuário Original de Schoenstatt e nascem como fruto da Aliança de Amor selada com a Mãe e Rainha. Por meio dessa Aliança, Maria é convidada, num ato solene e consciente (que será o momento da inauguração), a se estabelecer no local para transformá-lo em um Santuário sagrado. Em contrapartida, para ser fiel à essa Aliança, a Família de Schoenstatt se compromete a viver uma vida de santidade e deixar-se educar pela Mãe de Deus.

O Santuário Filial de Maringá será o 24º construído no Brasil – no mundo são mais de 200. Ele será administrado por uma associação local de fiéis e, ao mesmo tempo, o Instituto de Famílias de Schoenstatt, como portador jurídico, assume a responsabilidade junto a este centro, como inspirador e como último responsável.

Geovani Moresco faz um paralelo natural entre a passagem da Anunciação e esse feliz momento: “O sim de Maria trouxe a esperança e a glória para a humanidade. Da mesma forma, queremos encarar nosso sim ao Santuário Filial: um sim para a renovação da Igreja e para um lugar de transformações. E, como diz a nossa oração para a Conquista do Santuário: surgirá o Santuário em Maringá, no berço desta cidade, onde se vislumbra na terra de Nossa Senhora da Glória, uma nova terra Mariana, onde a Mãe três Vezes Admirável quer habitar em seu Santuário. É nossa Terra natal, Nossa terra de Schoenstatt, amém”.

Texto: Mariane Teles / Karen Bueno