Encontro dos padres Coordenadores da Ação Evangelizadora é realizado em Maringá

10 de Maio de 2022

Encontro dos padres Coordenadores da Ação Evangelizadora é realizado em Maringá

Os padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora no Paraná iniciaram na tarde de segunda-feira, 9 de maio, no Seminário Santo Agostinho, em Maringá, um encontro de estudos e encaminhamentos, que vai até o meio-dia de quarta-feira, 11 de maio. O encontro, que conta com a participação de 23 padres, é coordenado pelo Bispo de Guarapuava e secretário da CNBB Sul 2, Dom Amilton Manoel da Silva, e pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.

Após dois anos de restrições devido à pandemia, nos quais foram possíveis somente encontros remotos, o grupo se reúne presencialmente, colocando como primeiro trabalho da pauta uma partilha pessoal e pastoral. Dom Amilton afirmou que, depois desse tempo, sem a proximidade do encontro, foi muito importante dedicar essa tarde para ouvir como cada padre está se sentindo pessoalmente e com relação à evangelização.

“Percebemos que há um esforço grande dos padres nesse retorno da pandemia, assim como há uma resposta bonita do nosso povo. O povo não está voltando apenas a forma presencial, o povo está voltando com muita expectativa, com muito desejo do novo nesse período que podemos chamar de pós pandemia, e há uma esperança estampada em cada ação e em cada gesto que eles têm feito. Isso está motivando os padres”, disse Dom Amilton.

Segundo Dom Amilton, o contexto atual tem sido impulsionado pelo Sínodo. “O processo sinodal, de alguma forma, tem reencantado as dioceses. Ele chegou numa hora muito boa. O Sínodo veio impulsionar essa pós pandemia a ter um retorno bonito, num processo de escuta. Tudo isso ficou evidenciado nas partilhas dos padres”.

O grupo encerrou os trabalhos do dia com uma missa que foi presidida pelo padre Genivaldo Ubinge, da Arquidiocese de Maringá.

Nesta terça-feira, os padres celebram na Catedral de Maringá, às 18h30.

Com informações de Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2