Seminário de Formação das CEBs do Paraná é realizado em Maringá

08 de Agosto de 2022

Seminário de Formação das CEBs do Paraná é realizado em Maringá

“É muito gostoso esse nosso aconchego, esse nosso chamego, essa nossa alegria de ser feliz, é assim, que somos nós, Povo de Deus de nossas comunidades Eclesiais de Base, as CEBs.

Foi muito bom, depois de tempos difíceis, nos encontrar presencialmente e, para nós de Maringá, teve um gostinho a mais, pois acolhemos em nosso chão o Seminário de Formação das CEBs do Paraná, realizado dias 06 e 07 de agosto.

O tema e o lema do 15º intereclesial das CEBs, que vai ocorrer em julho de 2023 em Rondonópolis (MT), Regional Oeste 2, foi a motivação para nossa formação, CEBs – Igreja em saída, na busca de vida plena para todos e todas, “Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17ss).

Bonita e expressiva a virtude dos participantes em ler a realidade. Uma realidade doída, marcada por angústias, dores, desesperanças, luto, de um sistema econômico e político onde os que estão à frente deixaram se desumanizar, então semeiam ódio, guerra, injustiça, ferindo os direitos, a dignidade e a vida.

A leitura da realidade eclesial também entristece, faz doer ao ver ainda forte clericalismo, ostentação e centralização.

Mas a virtude em ler a realidade levou também a certeza que o amor, a justiça e a paz é a bandeira assumida por tantas mulheres e homens, em nossa Igreja, por todos os becos, todos os cantos, através de nossas CEBs, pastorais e movimentos sociais, nas parcerias bonitas que fortalecem e animam a luta para que todos possam ter vida plena.

Jesus andava por todos os cantos, tinha compaixão e se fazia presente na vida dessas pessoas, amando, resgatando, integrando e levando-as a fazer a leitura da realidade, a compreender o que o profeta Isaías compreendia: “Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra.”

A realidade é desafiadora. Precisamos de atitudes a favor da democracia. O que nos move é o seguimento de Jesus. Somos resistentes.

Impulsionando nossa caminhada rumo ao 15º Intereclesial das CEBs, os ícones do Intereclesial iniciam sua peregrinação pelo Regional Sul 2, o nosso Paraná.

A você que leu, um beijo e um chamego."

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

Assessora leiga das CEBs na Arquidiocese de Maringá