Romaria da Terra reúne romeiros de 15 dioceses em Maringá

23 de Agosto de 2022

Romaria da Terra reúne romeiros de 15 dioceses em Maringá

Cerca de 1.500 pessoas participaram da 33ª Romaria da Terra do Paraná, realizada domingo, 21 de agosto, na Escola Milton Santos de Agroecologia, em Maringá. A celebração promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), reuniu romeiros de 15 dioceses do Regional Sul 2 da CNBB, a Igreja Católica no estado do Paraná.

Com o tema “A sabedoria e a natureza clamam por Agroecologia, Terra, Teto e Trabalho”, este ano a Romaria foi realizada com uma metodologia diferente das edições anteriores. Os romeiros participaram de aulas (em formato de rodas de conversa) com temáticas ligadas aos eixos Natureza, Agroecologia, Terra, Teto e Trabalho.

A Escola Milton Santos foi escolhida como local da Romaria pois, em 2022, ela completa vinte anos de existência. O local é um Centro de Educação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável e oferece cursos e encontros de capacitação e qualificação de camponeses e de pesquisa e difusão de práticas em Agroecologia, Energias Renováveis, Saúde e Educação do Campo.

Durante a celebração os participantes plantaram mudas de árvores em homenagem aos educadores populares, acadêmicos e mártires da educação e da luta pela terra. Outro momento que marcou a Romaria foi a doação de vinte toneladas de alimentos para 600 famílias em situação de vulnerabilidade. Os alimentos foram doados por famílias assentadas e acampadas do MST, pelos romeiros e pelo Armazém do Campo Maringá.

Memorial padre João Caruana

Padre João Caruana, falecido em junho deste ano, foi lembrado durante a Romaria. A escola Milton Santos destinou um espaço para um memorial ao presbítero, que deixou um legado de relevante trabalho com as Comunidades Eclesiais de Base, pastorais sociais e a defesa da reforma agrária.