Maringá participa da 37° Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA)

24 de Agosto de 2022

Maringá participa da 37° Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA)

De 12 a 14 de agosto foi realizada a 37ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA), em Brasília. A assembleia reuniu 50 participantes, entre bispos, padres, religiosas, leigos e leigas, membros das comissões Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), diretor e secretários das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e representantes das instituições e organismos missionários membros do COMINA.

O encontro teve como tema: “Ano Jubilar Missionário: Igreja em estado permanente de missão” e lema: “Sereis minhas testemunhas até os confins do mundo” (At 1,8).

O Regional Sul 2 da CNBB esteve representado por José Duarte Donizete – Coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), que integra também o Conselho Missionário (COMIDI) da Arquidiocese de Maringá.

“Foi um momento de muita partilha, aprendizado, comunhão missionária entre os regionais. É um tempo de esperança, de renovação missionária”, aponta Donizete.

Durante a Assembleia também houve a partilha dos vários projetos missionários além fronteiras, das experiências do projeto Igrejas Irmãs e a articulação das Campanhas Missionárias, com a prestação de contas das últimas edições e a motivação para as próximas.

Também foi apresentado o tema do 5º Congresso Missionário Nacional, marcado para 11 a 15 de novembro de 2023, na Arquidiocese de Manaus (AM).  O congresso nacional é promovido pelas POM, em parceria com os organismos do COMINA. O tema será: “Ide! Da Igreja Local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24). A proposta é motivar conscientização missionária além-fronteiras da Igreja local e o lema faz conexão com o Ano Vocacional 2023.