Dom Severino recebe próximos reitor e vice-reitora da UEM

24 de Agosto de 2022

Dom Severino recebe próximos reitor e vice-reitora da UEM

Os professores Leandro Vanalli e Gisele Mendes de Carvalho, eleitos reitor e vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), visitaram o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, na tarde desta quarta-feira, 24, na Cúria Metropolitana – escritório administrativo da Arquidiocese de Maringá.

Vanalli e Gisele serão empossados no dia 10 de outubro,  para um mandato de quatro anos.

Durante o encontro, os professores propuseram estreitar as relações entre a Universidade e a Igreja em prol da comunidade. “A Igreja Católica tem um trabalho social consolidado e queremos nos colocar à disposição para unir forças, através dos nossos programas de extensão”, afirmou professor Leandro Vanalli.

Dom Severino agradeceu a disponibilidade e reafirmou que a Igreja também está aberta para que parcerias sejam concretizadas. “Há muito trabalho a fazer pelas nossas comunidades. A UEM é uma força importante na sociedade e tem muito a oferecer”, disse. Dom Severino agradeceu aos professores eleitos pela disponibilidade em abrir este canal de diálogo antes mesmo da posse da nova reitoria.

Professora Gisele Mendes fez memória a Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro Arcebispo de Maringá, que desempenhou importante papel na criação da UEM, cuja história originou-se da junção das faculdades de Ciências Econômicas, de Direito, de Filosofia, Ciências e Letras e mais o Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. “A Igreja foi fundamental para a existência da UEM. A nossa universidade é laica mas não significa que as igrejas precisam ser expulsas da instituição. Queremos agregar e estabelecer essa ponte”, comentou.

Padre Genivaldo Ubinge, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá, também participou do encontro. Os professores eleitos estavam acompanhados dos professores Hamilton Belloto Henriques - Departamento de Direito Púbico; Rafael da Silva – Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Geovânio Rossato – Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.