CAAE avalia escuta sinodal e encaminha sugestões para a Assembleia do Povo de Deus

10 de Setembro de 2022

O Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora (CAAE) da Arquidiocese de Maringá, reuniu-se na manhã deste sábado, 10 de setembro, no centro pastoral da paróquia Santo Antônio de Pádua. O CAAE é formado por representantes de todas as pastorais, movimentos, e organismos da Igreja particular de Maringá, além de representantes das regiões pastorais, seminaristas, diáconos e religiosos.

Com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Severino Clasen, os integrantes refletiram sobre a carta à Igreja do Brasil, escrita pelos Bispos, reunidos em Assembleia, entre 28 de agosto a 2 de setembro, em Aparecida-SP.

No documento “Sobre o caminho sinodal para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”, os Bispos propõem que haja um processo de ampla reflexão para a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, cuja nova redação deverá ser apresentada em 2025.

Para 2024, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe que a Igreja receba e aprofunde as indicações do documento final do Sínodo em curso e convida o Povo de Deus à oração, como preparação ao Jubileu Ordinário de 2025.

Nos momentos de partilha em grupo, os integrantes do CAAE fizeram uma avaliação do processo de escuta do Sínodo, em sua fase arquidiocesana. “Pudemos perceber que o processo foi bem conduzido e teve boa aceitação entre as lideranças”, pontuou o Arcebispo Dom Frei Severino Clasen.

Durante sua fala, Dom Severino também refletiu sobre a urgência de se executar ações pastorais nos condomínios, prédios e novos loteamentos em toda a Arquidiocese e conclamou as lideranças arquidiocesanas para que se esforcem para trabalhar de forma conjunta na Evangelização, construindo “uma verdadeira e eficaz pastoral de conjunto”.

41ª Assembleia do Povo de Deus

Outro assunto da pauta ordinária da reunião do CAAE, foi a solicitação de contribuição do colegiado arquidiocesano para a Assembleia do Povo de Deus, que será realizada entre 24 e 26 de setembro, em Umuarama. A Igreja do Paraná realiza, anualmente, a Assembleia do Povo de Deus, reunindo lideranças de pastorais, movimentos e organismos, com os bispos, padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, religiosos, e diáconos, para pensar, planejar e direcionar a Ação Evangelizadora na Igreja do Paraná.

Economia de Francisco

No final da reunião, Dom Severino deu a bênção de envio ao economista Rafael Oberleitner Crozatti. O maringaense, irá representar a Arquidiocese de Maringá no evento “Economia de Francisco”, que será realizado de 22 a 24 de setembro em Assis, na Itália, com a presença do Papa Francisco.