Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Maringá participa do X Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas

23 de Setembro de 2022

Teve início nessa quinta-feira, 22, e prossegue até domingo, 25, em Salvador - BA, a décima edição do Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (CONENC). A Arquidiocese de Maringá participa do evento, com outros representantes do Regional Sul 2 da CNBB.

A delegação da Arquidiocese de Maringá é composta pelo padre Anderson Dias Gumieri, assessor arquidiocesano da Pastoral Afro-Brasileira de Maringá; Maria Aparecida Fineto, liderança da PAB da paróquia Bom Pastor de Mandaguari; Maria Julião, coordenadora da PAB da paróquia Nossa Senhora da Esperança de Sarandi e Rogério Caetano, coordenador arquidiocesano da PAB de Maringá e da paróquia Nossa Senhora das Graças de Sarandi.

O Congresso das Entidades Negras Católicas é realizado a cada três anos. Em 2022 a temática central é: “Comunidades Negras: Descolonizar as mentes, o conhecimento, recuperar a memória histórica, fortalecer os espaços e relacionamentos interculturais”. Trata-se de um congresso que tem amplitude nacional e se constitui em um momento de encontro das lideranças negras católicas na perspectiva da formação, troca de experiências, celebração da caminhada e da resistência na luta por uma sociedade sem racismo ou qualquer outro tipo de discriminação.