Documentário sobre padre Scherer terá filmagens na Europa

04 de Outubro de 2022

Documentário sobre padre Scherer terá filmagens na Europa

A produção do documentário de média-metragem “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, com roteiro e direção de Miguel Fernando (Maringá Histórica), teve início na cidade e deve ser lançado dentro de poucos meses.  Após pesquisa histórica realizada pelo proponente, juntamente com Rogério Recco e Marco Antonio Deprá, foi possível escrever o roteiro e organizar as filmagens. A equipe agora se prepara para embarcar para a Europa, onde rodará cenas em Mutzig e Estrasburgo (França), Londres (Ingaterra), Stuttgart, Munich e Metten (Alemanha), além de Maringá, Rolândia e São Paulo / SP. Este é o primeiro documentário histórico internacional produzido na cidade.

“O objetivo é mostrar as relações que Maringá manteve, na perspectiva histórica, com eventos de impacto global durante o século XX, como a Segunda Guerra Mundial. Vamos desvelar muita coisa acerca desse personagem que, sem dúvida, é um dos mais importantes na perspectiva de formação social e religiosa da cidade nas décadas de 1940 e 50”, explica o diretor Miguel Fernando.

O filme vai retratar a vida do padre Emil Clemens Scherer, que aqui ficou conhecido como Emílio Clemente Scherer. Tendo chegado ao Brasil em meados da década de 1930, fugia do nazismo na Alemanha e, antes mesmo da fundação da cidade, fez construir a primeira capela, chamada São Bonifácio, localizada no atual Conjunto Cidade Alta, em sua fazenda. Foi o primeiro padre de Maringá e, anos depois, também liderou a construção da Capela Santa Cruz, tendo muita simpatia da população da época, apesar das controvérsias.

A proposta é resgatar histórias inéditas locais e contextualizá-las com importantes acontecimentos mundiais, além de reconstituir parte dos caminhos feitos por Scherer ao longo da vida. Para abordar um período histórico que vai desde o seu nascimento, em 1889, até sua morte em 1970, mais de 10 personagens serão entrevistados, como historiadores, antigos moradores da cidade e, entre outros, o sobrinho-neto de Scherer, Thomas Röhlen, que reside na Alemanha e tem dado apoio fundamental para a produção do filme.

A direção de fotografia é assinada por Lírica Aragão e a trilha sonora original será composta por Stone Ferrari. O documentário será disponibilizado gratuitamente nos primeiros meses de 2023 nas redes sociais do Maringá Histórica.

Ficha técnica

Produção: Cosmos Fimes e Maringá Histórica

Imagens: Maycon Quiozini, Felipe Cosmos e Miguel Fernando

Direção de Fotografia, Still e Making Off: Lírica Aragão

Pesquisa: Miguel Fernando, Rogério Recco e Marco Antonio Deprá

Trilha Sonora Original: Stone Ferrari

Produtor Executivo e Roteirista Auxiliar: Eliton Oliveira

Identidade visual: Walther Thomé Jr / Sol Propaganda

Assessoria de imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Direção Geral, Roteiro e Apresentação: Miguel Fernando

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Rivesa Volvo, FA Maringá, Crivialli do Brasil e Arilu Distribuidora

Realização: Maringá Histórica e Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo.