Padres da Arquidiocese de Maringá participam de retiro espiritual com Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas

06 de Outubro de 2022

Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas-TO, foi o pregador do retiro do clero da Arquidiocese de Maringá, realizado de 03 a 06 de outubro, na casa de retiros Rainha da Paz.

Com a temática “Do deserto ao jardim, Jesus me chama para eu ser guia espiritual em uma Igreja sinodal”, o retiro teve como lema a passagem bíblica “Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8,14).

Ao longo do encontro foram trabalhadas diversas abordagens do tema, destacando que o encantamento, buscar um ponto de apoio e manter o foco são elementos fundamentais para seguir firme no caminho do presbiterado.

Um dos momentos marcantes do retiro foi a Via Crucis existencial, em que cada padre deu um breve testemunho relacionando uma estação a algum momento em sua vida, de acordo com a estação que lhe cabia.

Outro momento forte foi a vigília feita pelos padres ao longo da noite. Foram dez horas ininterruptas de oração diante do Santíssimo Sacramento, onde rezou-se pela Arquidiocese de Maringá. Todos os dias foram celebradas missas e houve um momento espiritual penitencial com confissão auricular.

Texto com colaboração do padre Salvador Aparecido dos Santos