Programa Criança Protegida recebe apoio da Arquidiocese de Maringá

03 de Novembro de 2022

Programa Criança Protegida recebe apoio da Arquidiocese de Maringá

O Arcebispo de Maringá, Dom Severino Clasen, recebeu a secretária da Criança e do Adolescente de Maringá, Aline Câmara, para oficializar uma parceria de apoio ao Programa Criança Protegida,  lançado dia 22 de outubro pela prefeitura.

A reunião com Dom Severino foi realizada na Cúria Metropolitana dia 26 de outubro.

Também participaram do encontro o coordenador de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá, padre Genivaldo Ubinge; Solange Marques Domingos, assistente de execução de projetos, da Ação Evangelizadora; padre Edivaldo Costa, assessor da Pastoral do Menor; Harim Eliézer, coordenador da Pastoral do Menor e Renata Dias de Souza Gomes, vice-coordenadora da Pastoral do Menor na Arquidiocese de Maringá.

O programa tem por objetivo garantir a segurança das crianças colocando-as a salvo de situações de violência, promovendo capacitação aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança, tais como, professores, médicos e enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, educadores, motoristas de ônibus escolar e todos os demais profissionais que atendem crianças.

A finalidade do programa é atuar na prevenção das violências sexual, institucional, psicológica e física. Nessa primeira edição do programa será abordada a violência sexual.  Haverá também formação para profissionais que atuam diretamente com crianças atendidas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A capacitação se estenderá às entidades religiosas, hospitais e escolas particulares que, voluntariamente, fizerem adesão ao programa.

Uma cartilha intitulada “Criança Protegida Contra o Abuso Sexual”, está sendo distribuída para orientar os profissionais e as famílias.

A previsão é que mais de 10 mil profissionais que atendem crianças recebam formação sobre a temática. A Secretaria da Criança e do Adolescente disponibilizará o Programa Criança Protegida para todos que queiram aderir. A adesão será feita por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScE5PVDGqHZRkDd7OpGMgemgB40zewAlXs4vXpTYd4u8h7-hQ/viewform