Dom Severino preside Missa em ação de graças pelos serviços pastorais dos padres Cavanis no Santuário de Santa Rita de Cássia

25 de Novembro de 2022

Por decisão da própria congregação, os padres Cavanis decidiram encerrar os serviços pastorais na Arquidiocese de Maringá a partir de janeiro de 2023.

Em Maringá desde março de 2001, quando foi criada a paróquia Santa Rita de Cássia, no Parque Itaipu, os Cavanis contribuíram de forma significativa na ação evangelizadora com a Igreja particular de Maringá.

No dia 26 de novembro, sábado, às 19h, o Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Severino Clasen, irá presidir Santa Missa em ação de graças pelos serviços prestados pela congregação.

A partir de 25 de janeiro de 2023, padre Onildo Luiz Gorla Júnior será pároco e reitor do Santuário. A celebração de posse de ofício do novo pároco será às 19h.

Em carta direcionada ao Povo de Deus da Arquidiocese de Maringá, padre Edmilson Mendes, Superior delegado da Delegação Cavanis da Itália e Romênia e primeiro pároco da paróquia Santa Rita, destacou a frutífera parceria de evangelização com a Arquidiocese de Maringá.

“O anúncio de que os Padres Cavanis estavam encerrando sua presença na Arquidiocese de Maringá e o serviço pastoral ao povo de Deus da paróquia e Santuário de Santa Rita de Cássia foi uma grande surpresa para todos e gerou grande perplexidade e muitas perguntas. Após vinte e dois anos de grande dedicação e serviço buscando o crescimento e o bem da Comunidade em geral, amando e valorizando cada pessoa como irmão ou irmã de caminhada, não é fácil se despedir, seja para quem vai seja para quem fica.

Recordo que anos atrás eu mesmo disse tchau ao querido povo dessa Comunidade paroquial e naquela ocasião eu falei que o mais importante, para mim, era que tínhamos estado juntos. E penso que também agora que o adeus é definitivo e a Congregação se retira por razões nem todas compreensíveis, penso seja o momento de celebrar e agradecer os encontros que geraram oportunidades de crescimento e maturidade de ambos os lados. A história dessa paróquia foi e continua sendo construída e escrita na beleza e humildade dos encontros genuínos e abençoados pela Providência divina.

Sou testemunha de que foi necessária humildade e muita coragem para aceitar que a “devoção a serviço da fé como projeto de evangelização” poderia tornar-se uma identidade altamente evangelizadora, capaz de conquistar o respeito e a adesão das pessoas de boa vontade para a construção de uma Comunidade projetada na inclusão, partilha e acolhida.

A Congregação Cavanis teve o privilégio de participar desse projeto eclesial que agora continua com as força da própria Arquidiocese, colaborando com seu carisma na formação de uma identidade cristã sólida e dinâmica. Cada religioso Cavanis que esteve a serviço dessa porção de Igreja deu o melhor de si e recebeu o melhor de um povo maravilhoso e de uma comunidade paroquial destinada a grandes coisas.

Agora, no tempo de Deus, se conclui essa etapa e em nome do Instituto Cavanis agradeço cada pessoa encontrada, cada etapa vivida, celebrada e compartilhada, cada conquista e realização em favor do Reino de Deus, tendo sempre Santa Rita de Cássia como modelo e inspiração. Mas sobretudo, agradeço a acolhida e o amor que os padres Cavanis, nem sempre merecedores, receberam desse povo maravilhoso e da Igreja de Maringá.

E em nome de todos nós peço perdão pelos erros cometidos e pelas fragilidades não superadas que nos impediram de corresponder e oferecer mais e melhor aquilo que Comunidade precisava.

À Arquidiocese de Maringá e seu maravilhoso povo da Comunidade paroquial e Santuário Santa Rita, a nossa gratidão pela fantástica experiência de termos estado juntos. Mudam os pastores, mas Bom Pastor será sempre o mesmo. E que venha o futuro!

Pe. Edmilson

Na foto, padre Braz Elias Pereira e padre Jorge Luis Oliveira, que atualmente trabalham no Santuário Santa Rita em Maringá.