Um povo Vocacionado – Por padre Marcos André de Oliveira

30 de Novembro de 2022

Um povo Vocacionado – Por padre Marcos André de Oliveira

Você já ouviu falar em Ano Vocacional? Sabe quando foi o último Ano Vocacional do Brasil? Como um Ano Vocacional afeta a sua vida?

Em 2003, quando entrei no Seminário, fui convidado a participar de uma Missão envolvendo leigos, religiosas e seminaristas. Foi tão empolgante e revitalizador, conhecemos muita gente, ouvimos o testemunho de tantas pessoas, enfrentamos chuva e frio juntos, e realizamos aquela missão com tal comunhão que até hoje sou amigo de pessoas que conheci naquela época. 2003 foi um Ano vocacional. E agora, 20 anos depois, teremos um novo Ano Vocacional no Brasil.

O Ano Vocacional é um tempo de espalhar o entusiasmo de servir Jesus Cristo. Será um tempo bom para aprofundar a cultura vocacional em nossas comunidades e famílias. O tema deste ano é: “Vocação: Graça e Missão”; e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. Tema e lema são iluminados pelo texto de Lucas 24,32-33, chamado de Discípulos de Emaús, onde o cansaço e o desânimo são vencidos pela experiência de encontro com Jesus Ressuscitado, pois quem se encontrou com o Senhor não resiste e sai pelo mundo com o coração ardente anunciando a vida nova que Ele lhe dá. Partindo desse lema vemos que a vocação é um dom de graça e de aliança, o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade.

O Ano Vocacional tem como objetivo: promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus.

O início do Ano Vocacional acontecerá na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo de 2022, dia dos cristãos leigos e leigas. Ele nos ajudará a lembrar que somos um povo de vocacionados, cuidando de superar a visão reducionista e clericalista da vocação.

Este tempo de graça tem alguns objetivos específicos que podemos resumir em: a) cultivar a sensibilidade vocacional; b) aprofundar a teologia da graça e da missão; c) fortalecer a consciência do discipulado missionário; d) acompanhar cada jovem de modo personalizado; e) despertar vocações à vida consagrada e ao ministério ordenado; f) intensificar a oração pelas vocações; g) fomentar a criação do Serviço de Animação Vocacional em todos os âmbitos.

Teremos missas vocacionais nas paróquias, encontros para jovens e animadores vocacionais. Na sua paróquia com certeza acontecerá algumas atividades. Por que você não vem com a gente?

Oração do Ano Vocacional

Senhor Jesus,
enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem
e os pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado
e a urgência da missão.

Continuai a encantar famílias, crianças
adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar,
com generosidade e vigor,
a serviço do Reino,
em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações
para a vocação aos Ministérios Leigos,
ao Matrimônio, à Vida Consagrada
e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação
e a responder com alegria.

Amém!

Pe. Marcos André de Oliveira