Jesus, aquele que restaura a vida - Artigo do Prof. Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi

01 de Dezembro de 2022

Em Marcos 10,46-52 lemos uma das mais memoráveis intervenções de Jesus. Que mudança admirável Jesus provoca em Bartimeu depois do encontro com ele. Diz o texto que “Bartimeu está sentado à beira do caminho”. À margem de tudo e de todos ele vive a sua vida. Mas, após o encontro com Jesus, aquele que vivia à margem inicia o processo de segui-Lo no caminho.

Aquele que vivia marginalizado por causa de sua enfermidade é, por causa da ação de Jesus, transformado em discípulo. Uma restauração completa que Jesus promove nele e para ele. De alguém que sobrava na periferia da vida, ele se torna protagonista de sua própria vida e modelo de seguidor de Jesus.

Quando saía de Jericó, Jesus é acompanhado por uma numerosa multidão de gente excluída que, possivelmente, dirigia-se para a celebração da Páscoa em Jerusalém. O evangelista Marcos adjetiva Bartimeu como mendigo e cego. E, de fato, cego, mendigo e à beira do caminho é, sem dúvida, a caracterização genérica da pessoa marginalizada, em busca da qual veio Jesus.

O cego clama por piedade quando percebe que Jesus passaria por aquele local. Piedade é a expressão de pedido de socorro. Se Bartimeu não vê a Jesus, o Salvador o vê assim como o ouve. “O que deseja que eu faça por você?”

Parece uma pergunta despropositada de Jesus. Afinal, não haveria outro desejo para uma pessoa cega que não fosse voltar a enxergar. “Mestre, que eu possa ver novamente” é uma resposta cheia de fé e, por isso, a confirmação da fé autêntica em Jesus. A cegueira também pode ser vista como uma expressão típica da falta de entendimento da missão de Jesus.

Assim, recuperar a visão pode ser compreendida como dar a adesão ao projeto libertador e vivificante de Deus. Somente com a visão restituída e a compreensão da verdadeira missão de Jesus é que permite segui-Lo no caminho.

A presença de Deus no meio do povo provoca restauração. Ele pessoalmente reúne e restaura suas ovelhas. Um pastor que apascenta seu rebanho e que cuida das fragilizadas. Qual a missão da Igreja no cuidado dos vulneráveis do nosso tempo? Bartimeu é uma entre tantas pessoas que estão “à beira do caminho” à espera de alguma possibilidade de viver e/ou reviver.

Bartimeu, em uma oportunidade na periferia da vida, se encontra com Jesus. E quanto aos novos Bartimeus que se encontram nas novas periferias de nosso mundo, com quem eles se encontram?

Prof. Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi

Foto: 11_FB_LUMO_BlindMan_Jericho_1024