Em última reunião do ano, CAAE aprova encaminhamentos para processo da Assembleia Arquidiocesana

11 de Dezembro de 2022

Coordenadores de pastorais, movimentos e organismos da Arquidiocese de Maringá participaram da última reunião do ano de 2022 do Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora, sábado, 10 de dezembro, no centro pastoral da paróquia Santo Antônio de Pádua.

O CAAE se reúne quatro vezes durante o ano com o objetivo de avaliar e planejar a caminhada pastoral da Igreja local.

O colegiado aprovou as propostas apresentadas para a realização da Assembleia Arquidiocesana para a construção do 25° Plano da Ação Evangelizadora. Por causa da pandemia e da mudança de governo diocesano com a nomeação do novo Arcebispo (2020), o processo sinodal e a expectativa do próximo Jubileu Ordinário do Nascimento do Senhor (2024 a 2025), optou-se por estabelecer para o próximo triênio (2023 a 2025) um plano pastoral no modelo de Compromissos da Arquidiocese de Maringá (CAM 2023 a 2025). Tal modalidade não é inédita na Arquidiocese. O mesmo modelo já havia sito adotado pela Igreja local nos inícios dos anos 2000.

Os Compromissos da Arquidiocese de Maringá serão estabelecidos em processo de plenárias paroquiais e arquidiocesanas a partir da reflexão acerca do atual cenário eclesial, elaborados a partir da síntese da escuta sinodal, Plano Arquidiocesano da Iniciação à Vida Cristã e orientações da Carta Pastoral “Acolher e Cuidar”, escrita pelo Arcebispo Dom Frei Severino Clasen, em 2021.

A metodologia contará com três tarefas:

1) Acompanhar o processo do Sínodo dos Bispos e da elaboração das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil, ambos processos a serem concluídos em 2025;

2) Fortalecer a estrutura de sinodalidade na Arquidiocese de Maringá;

3) Reavivamento da adesão à Pessoa e projeto de Jesus Cristo, em vista do Jubileu de seu Nascimento.

O coordenador da Ação Evangelizadora na Arquidiocese de Maringá, padre Genivaldo Ubinge, considera que o processo de construção do novo plano pastoral, será fruto da eficácia do cumprimento das três metas estabelecidas. “Se essas três tarefas forem cumpridas, nós chegaremos ao final do Jubileu amadurecidos e renovados para criamos o novo Plano da Ação Evangelizadora, com condições da nossa Arquidiocese caminhar no seu crescimento e serviço a Jesus Cristo”, pontua.

Durante a última reunião do CAAE de 2022, o membros também aprovaram a criação de uma comissão de finanças, com o objetivo de dar ainda mais transparência aos processos e prestação de contas das atividades realizadas pelas pastorais, movimentos e organismos, que são subsidiadas com dinheiro do orçamento da Arquidiocese de Maringá.