Pastoral do Menor realiza encontro com objetivo de se rearticular no Paraná

20 de Março de 2023

Pastoral do Menor realiza encontro com objetivo de se rearticular no Paraná

No dia 11 de março, representantes de sete dioceses do Paraná reuniram-se em Maringá com o objetivo de rearticular e retomar as atividades da Pastoral do Menor no Paraná, que está sem uma coordenação, em nível regional, desde 2021.  

O encontro contou com a presença e participação do Arcebispo de Maringá e referencial para a Pastoral do Menor, Dom Severino Clasen. A manhã da formação foi assessorada pela última coordenadora regional (até 2021), Célia Maria Santana, que inspirou a todos contanto a história, os princípios, os valores e os estudos gerais sobre a Pastoral do Menor ao longo dos últimos anos. 

A assistente social, Graciela Dreschsel, que também já fez esteve na coordenação da Pastoral do Menor, ministrou uma conferência, na qual fez uma conexão acerca do surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), engrandecendo a forte influência que a Pastoral do Menor teve nas reflexões até se construir o ECA. 

Após a formação, na perspectiva de iniciar uma articulação organizada, Dom Severino propôs a criação de uma nova equipe para compor a coordenação regional. Os presentes indicaram alguns nomes que, em breve, serão oficializados e divulgados.   

O Encontro foi encerrado com a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Edivaldo Costa da Conceição, da arquidiocese de Maringá, e concelebrada pelo padre Rogélio José Pimentel, da Arquidiocese de Cascavel. 


Por Regional Sul 2 da CNBB

(Celia Maria Santana e Altair Mariano Kratzler)