Dom Severino participa de Assembleia do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, do Regional Sul 2, em Cascavel

22 de Março de 2023

Dom Severino participa de Assembleia do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, do Regional Sul 2, em Cascavel

Nos dias 18 e 19 de março o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, do Regional Sul 2 da CNBB, que representa o estado do Paraná, esteve reunido na cidade de Cascavel, em sua 36ª Assembleia geral ordinária.

O evento anual, que teve como tema “Desafios contemporâneos de uma Igreja em saída – Laicato: vocação, graça e missão”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer’’, contou com a presença de representantes leigos das quatro províncias eclesiásticas do Paraná – Maringá, Cascavel, Curitiba e Londrina.

Dois bispos participaram do encontro: Dom Aparecido Donizete de Souza (Bispo Auxiliar de Cascavel) e Dom Frei Severino Clasen (Arcebispo de Maringá e referencial do CNLB do regional Sul 2).

Na pauta, os participantes avaliaram os trabalhos realizados durante o ano de 2022 e fizeram revisão do cronograma de atuação nas dioceses paranaenses.

Walter Fernandes, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, no Regional Sul 2, destacou a temática do Ano Vocacional como inspiração para as reflexões durante a assembleia. “Neste importante momento de estudo e reflexão sobre a presença viva do laicato em nossa sociedade, houve a oportunidade de uma profunda avaliação sobre a atuação do CNLB, partindo-se da perspectiva do aprofundamento do tema da vocação laical e inspirados pelo ano vocacional, sob o tema ‘Vocação: Graça e Missão’, e que nos convidou a refletir sobre qual é o papel dos leigos e leigas na sociedade neste mundo contemporâneo”, disse.

Durante a assembleia também houve encaminhamentos sobre as discussões com relação à elaboração de um novo contrato de pedágio no Paraná. O CNLB defende que o novo modelo de pedágio garanta qualidade dos serviços, preço justo e segurança a todos os usuários.