Em Brasília, representante da Arquidiocese de Maringá participa do Seminário de preparação do 5° Congresso Missionário Nacional

11 de Abril de 2023

A Igreja do Brasil se prepara para o 5º Congresso Missionário Nacional, que será realizado na Arquidiocese de Manaus de 10 a 15 de novembro de 2023.

Após o lançamento do Congresso, que aconteceu no dia 24 de março, foi realizado em Brasília, de 26 a 29 de março, o Seminário de preparação com o tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, inspirado na passagem do capítulo 24 do Evangelho segundo Lucas, o qual relata o caminhar dos discípulos de Emaús.

Cerca de 60 pessoas de todos os regionais da CNBB participaram do evento. Do Paraná, estiveram presentes o Bispo de Ponta Grossa (PR) e referencial para a dimensão missionária, Dom Sergio Arthur Braschi; o coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE) e membro do Conselho Missionário Diocesano da Arquidiocese de Maringá (COMIDI), José Donizeti Duarte; a coordenadora do Conselho Missionário Provincial (COMIPRO) de Cascavel, Aracy Martignoni e coordenadora da Infância e Adolescência Missionária na Diocese de Jacarezinho (PR), Luciane Pereira Lima.

Os quatro representantes do Paraná destacaram que foi um momento de muito aprendizado e que trouxe muitas luzes para o congresso que o COMIRE vai realizar no mês de maio, em Guarapuava (PR).

O maringaense José Donizeti afirmou ser um privilégio participar de um seminário como este. “Esses dias em Brasília foram um presente de Deus na minha vida. Foram momentos de muito aprendizado, nos quais foi possível olhar a caminhada missionária da Igreja no Brasil, aprender novas maneiras de trabalhar, de agir, pois a missão é de Deus e nós somos apenas seus colaboradores”, relata.