Arquidiocese de Maringá e Projeto Entrelaça - Marista promovem ação de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

03 de Maio de 2023

A Arquidiocese de Maringá, por meio da Dimensão Sociotransformadora da Evangelização, em parceria com o Projeto Entrelaça, Colégio Marista de Maringá e Centro Marista de Defesa, promoverão, no dia 11 de maio, palestra com o tema: “Construindo ambientes seguros para crianças e adolescentes nos espaços escolares e eclesiais”.

A ação faz parte das atividades do “Maio Laranja”, mês de enfrentamento ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes. O evento será realizado no Teatro Marista de Maringá, das 14h às 17h30, tendo como público alvo:  pais, catequistas, professores, articuladores, coordenação pedagógica, lideranças religiosas, conselheiros tutelares e agentes do poder público.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/A5AqqwK5wJUV2W5t8

O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, tem estimulado que as organizações religiosas trabalhem a temática no campo da prevenção. “Os impactos da violência sexual, física ou psicológica são imensuráveis, mas podem ser amenizados dependendo de como a vítima será acolhida. Enquanto Igreja e sociedade, é nosso dever estarmos atentos e denunciar a quaisquer sinais que podem identificar violência. O silêncio só agrava e impede que a criança ou adolescente saia dessa situação”, diz Dom Severino.

Segundo dados apresentados pela Safernet, denúncias relacionadas ao armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil ultrapassaram pelo segundo ano consecutivo a casa de 100 mil denúncias, o que não ocorria desde 2011. Foram 111.929 denúncias em 2022, contra 101.833 em 2021, um aumento de 9,9%.  Os últimos anos, em especial 2020–2022 foram marcados por uma série de desafios num contexto da pandemia da Covid-19, que fragilizaram a proteção às crianças e adolescentes no Brasil.

Diversas forças da sociedade estão se organizando por ocasião do Dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Além da palestra no dia 11 de maio, a Arquidiocese de Maringá está organizando outras ações para conscientizar a comunidade católica a respeito desta realidade.

Prevenção e denúncia

O Disque 100, é o disque-denúncia Nacional de Combate ao Abuso e à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O serviço é diário, inclusive feriados, das 8 às 22h.