Benfeitora de obras assistenciais em Maringá falece na Itália

11 de Maio de 2023

Benfeitora de obras assistenciais em Maringá falece na Itália

Faleceu hoje, dia 11/05/2023, em Maratea, na Itália, Maria Concetta Filizzola, com 95 anos de idade.

Nascida em 01/05/1928 em San Constantino, distrito do município de Rivello, localizado na província de Potenza, região de Basilicata, no sul da Itália, Maria Concetta era farmacêutica e foi professora do ensino médio em Sapri, cidade litorânea situada próxima à sua cidade natal.

Maria Concetta sempre visitava seu irmão Lúcio Filizzola que residia em Maringá desde 1960. Católica fervorosa foi apresentada a Dom Jaime Luiz Coelho, 1º Bispo e 1º Arcebispo de Maringá.

Foi através de D. Jaime que Maria Concetta conheceu o Núcleo Social Papa João XXIII. Encantada com a obra de promoção humana de Maringá disponibilizou recursos financeiros para a construção de uma casa na entidade, inaugurada em março de 1996 em memória de sua irmã Lea Filizzola, falecida naquele ano.

Maria Concetta também colaborou com o Lar Escola da Criança de Maringá onde prestava solidariedade às crianças e jovens atendidos por aquela pioneira instituição maringaense. Foram aproximadamente 15 anos de apoio durante as décadas de 1990 e 2000. Sua atuação foi sempre marcante, realizada com dignidade, dedicação, empenho, responsabilidade e doação.

No Lar Escola, Maria Concetta apadrinhou crianças e jovens e também visitou famílias atendidas pela entidade nas cidades de Maringá e Presidente Castelo Branco. Como voluntária, desenvolveu ações de apoio e pastorais e liderou a arrecadação de recursos financeiros e materiais junto a benfeitores e colaboradores.

No final da década de 1990, a Maria Concetta, de profunda vida cristã, comunicou a D. Murilo Sebastião Ramos Krieger, 2º Arcebispo de Maringá, o desejo de construir uma obra de socorro a jovens que, ao engravidarem, sem estrutura para isso, tornavam-se vítimas de rejeição e preconceito.

Com dinheiro próprio e colaboração de fiéis católicos da Ordem Franciscana Secular Italiana das regiões de Basilicata e Campania, no sul da Itália, principalmente das paróquias de San Costantino di Rivello, Lagonegro, Potenza, Lauria, Sapri, Scario e Eboli, e também de Maringá, reuniu a quase totalidade dos recursos necessários à construção. O terreno foi obtido por doação da Prefeitura do Município de Maringá.

Terminada a obra, ainda que seus objetivos originais não coincidissem inteiramente com os da Casa de Nazaré, Maria Concetta concordou em ceder-lhe as novas instalações, na Rua Rio Samambaia, nº 1161, no Conjunto Itaparica. Em sua nova versão e endereço, a Casa de Nazaré foi inaugurada no dia 04/08/2000, com o objetivo de auxiliar mulheres acima de 16 anos, dependentes de substância psicoativas, sendo grávidas ou não, visando sua recuperação e reintegração na sociedade e no ambiente familiar.

Maria Concetta também colaborou com a Associação Indigenista de Maringá – Assindi angariando recursos financeiros na Itália e repassando à entidade para a construção da Casa São Francisco de Assis, inaugurada em dezembro de 2004. A Assindi é uma entidade que colabora para a redução das desigualdades sociais e econômicas dos indígenas artesãos e indígenas universitários, promovendo a ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais e a promoção da cidadania daquela população.

Em março de 2013, Maria Concetta destinou recursos financeiros para a construção de mais uma casa no Núcleo Social Papa João XXIII, destinada a acolher famílias sem teto e com filhos pequenos, através do Programa “Restauração do Vínculo Familiar e Sócio Educação” desenvolvido pela entidade.  A casa foi inaugurada 06/12/2014 em memória de seu irmão Lúcio Filizzola, falecido em Maringá no dia 07/07/2012.

Maria Concetta viveu sua velhice em Sapri, na província de Salerno, região de Campania, no sul da Itália, cercada dos amigos.

O funeral de Maria Concetta será realizado às 16 horas de amanhã, dia 12/05/2023, na Igreja de São José em San Constantino di Rivello, cidade natal de Maria Concetta.  Maria Concetta era solteira, sem filhos. Deixou a cunhada Maria Cárita Rocha Lima Filizzola e as sobrinhas Maria Assunta Giovanna Filizzola e Luciana Filizzola.

A comunidade maringaense e principalmente o Núcleo Social Papa João XXIII serão sempre muito gratos a Maria Concetta, porque sabem que o bem que ela fez não passa jamais, já que ele se torna parte da história de vida das pessoas que são atingidas por esse amor cristão que tanto transforma.

Texto: Marco Antonio Deprá, em 11/05/2023