Lideranças da Arquidiocese de Maringá se reúnem para analisar e aprovar instrumento de trabalho para Assembleia Avaliativa

27 de Junho de 2023

No próximo sábado, dia 01 de julho, todas lideranças pastorais da Arquidiocese de Maringá são convidadas a participar de uma reunião ampliada em que será apresentada a proposta de um instrumento de trabalho para a Assembleia Avaliativa. O encontro será realizado no auditório São João Paulo II, no Seminário Nossa Senhora da Glória, das 8h às 12h.

O objetivo da convocação do Arcebispo de Maringá, Dom Severino Clasen, é que a seja feita uma avaliação conjunta dos processos que estão ocorrendo na Arquidiocese rumo à Sinodalidade. A Assembleia Avaliativa deve ocorrer em novembro.

Sínodo

O sínodo sobre sinodalidade foi convocado pelo Papa Francisco, com início em outubro de 2021. A previsão inicial é que o processo terminaria em 2023, mas foi prorrogado para 2024.

“Com o objetivo de dispor de um tempo de discernimento mais prolongado, determinei que esta assembleia sinodal vai decorrer em duas sessões: a primeira de 9 a 24 de outubro de 2023, e a segunda em outubro de 2024”, disse o Pontífice.

Segundo o Santo Padre a 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, é um “processo inédito de escuta e discernimento”, de forma descentralizada, no âmbito de cada diocese, seguido de encontros continentais que vão decorrer nos próximos meses.