Dom Jaime é homenageado em exposição no Calil Haddad

16 de Agosto de 2023

Dom Jaime é homenageado em exposição no Calil Haddad

Neste ano, que marca os 10 anos do falecimento do primeiro Arcebispo de Maringá, a Prefeitura de Maringá organizou uma mostra em homenagem a Dom Jaime. A exposição 'A Sentinela de Maringá' traça a ligação entre ele e o município. A abertura da mostra será nessa quinta-feira, 17 de agosto, às 17h, na sala de Exposições do Museu de História e Artes Hélenton Borba Cortes, no primeiro piso do Teatro Calil Haddad. A exposição, gratuita e aberta para a comunidade, seguirá até 31 de outubro.

A exposição funcionará entre segunda e sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. A realização é da Prefeitura de Maringá, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, em parceria com a Arquidiocese de Maringá, Associação Comercial de Maringá (ACIM) e o Shopping Maringá Park.

“Dom Jaime é um dos nomes mais importantes da história de Maringá. A exposição vai reforçar o papel fundamental exercido por ele para o crescimento da nossa Maringá em diferentes áreas. É uma oportunidade para aqueles que conhecem a história, mas também para que as novas gerações possam conhecê-lo. A obra e a memória dele serão mantidas como merece”, destaca o prefeito Ulisses Maia.

A exposição mostrará Dom Jaime Luiz Coelho além da representação religiosa e reforçará sua participação na história do município, na construção social, política, econômica e cultural da cidade. No espaço, os visitantes poderão conferir vários objetos que retratam a vida do primeiro arcebispo, como fotos, pinturas, vestimentas, peças sacras e o Corcel 1975, carro que Dom Jaime usava pelas ruas da cidade.

“Pela importância e relevância histórica, conhecer Dom Jaime é conhecer a história de Maringá. A exposição é uma apresentação de quem foi essa figura que auxiliou a construção e desenvolvimento da cidade”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião.


Com informações da Prefeitura de Maringá