Maringaense participa do VEM 2023 – Festival de Música Católica

17 de Agosto de 2023

Maringaense participa do VEM 2023 – Festival de Música Católica

O estudante de medicina Fábio Scatambulo é um dos finalistas do Festival de música católica contemporânea da Associação Evangelizar É Preciso. Maringaense, participante da Paróquia Santa Maria Goretti, Fábio inscreveu-se com a música “Creio em Ti”. 

“Eu espero que Deus fale, através das minhas composições, com pessoas que estão com sede Dele, e sem esperança. Esse é o propósito da música na minha vida”, comenta. 

O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, gravou um vídeo em apoio ao maringaense. “Desejo êxito ao Fábio, para a alegria da nossa comunidade”, disse. 

Autores e intérpretes de canções inéditas, selecionadas entre 508 músicas inscritas, irão a Curitiba nos próximos dias 18 e 19 de agosto para a semifinal do VEM, com apresentações que serão transmitidas para todo o Brasil por meio da Rede Evangelizar de Comunicação. 

Os escolhidos pelo júri técnico do Festival, promovido pela Associação Evangelizar É Preciso, são músicos de 18 a 37 anos, de vários estados brasileiros, que colocam seu talento a serviço da missão evangelizadora nas paróquias que representam. Com a apresentação do cantor, compositor e instrumentista Danilo Dyba, as duas noites de semifinal terão início às 19h. Para a final, no dia 26 de agosto, serão selecionados seis participantes que irão concorrer em três categorias: Melhor Composição, Melhor Intérprete e Intérprete Mais Querido Pelo Público. 

Desafio da seleção 

A escolha de 16 entre as 508 composições inéditas enviadas para a produção do VEM 2023 foi tarefa desafiadora para a equipe de pré-seleção, formada por 13 profissionais reconhecidos na indústria fonográfica nacional. Inicialmente, a produção do Festival distribuiu cerca de 40 canções para cada um dos convidados avaliar e selecionar cinco. 

As 65 escolhidas na primeira etapa eliminatória passaram por mais uma análise técnica quanto ao formato, estrutura e perspectiva de projeção no cenário da música católica contemporânea. Depois, foram novamente submetidas a um debate conjunto da equipe de pré-seleção com a produção do Festival para se chegar as 16 selecionadas. “Foi interessante perceber o compromisso de tantos talentos e referências da indústria fonográfica, que empenharam seu conhecimento e visões no processo de seleção e fizeram verdadeiras defesas das composições”, conta o diretor da TV Evangelizar e jornalista José de Melo. 

Entre os profissionais do corpo de jurados do VEM 2023 está o produtor musical Ricardinho Lopes, que agrega em seu currículo a dedicação às carreiras de cantoras famosas como Adriana Arydes e Paula Fernandes, além de atualmente lapidar os talentos vencedores do programa The Voice Brasil, da TV Globo. Em sua estreia no time de pré-seleção do VEM, ele avalia como enriquecedora a experiência de vivenciar o universo da música católica. “Na verdade, todos os cortes doeram muito, porque estavam ali os corações das pessoas, seus projetos de vida, resumidos na música inscrita. Deixar cada um de fora não é tarefa fácil”, avalia. 

Para o produtor musical, o VEM proporciona uma experiência com efeitos positivos não apenas nas carreiras dos escolhidos, mas de todos os participantes. “O Festival pode ser encarado como uma chance de se dedicar de corpo e alma a esse trabalho tão bonito, sem a imposição de simplesmente vencer ou conquistar o primeiro prêmio de uma competição, para definir sua trajetória. O importante ali são os contatos e a exposição do trabalho realizado. Vencendo ou não, já é uma grandiosa experiência”, afirma.