Capela São Bonifácio, o Primeiro Templo Religioso de Maringá

29 de Agosto de 2023

Capela São Bonifácio, o Primeiro Templo Religioso de Maringá

A capela São Bonifácio foi o primeiro templo religioso edificado em Maringá, na denominada Fazenda São Bonifácio. A construção teve início em 1939 e foi concluída em 1940, sete anos antes da fundação oficial da cidade (10/05/1947). 

Segundo dados da Secretaria de Cultura de Maringá, a capela possui uma área de 7Om² e foi tombada pelo patrimônio Histórico do Município de Maringá em 10 de maio de 1999. 

O Documentário “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, produzido pela equipe da Maringá Histórica, narra a história do padre Emil Clemens Scherer, que chegou em Maringá em 1939. O sacerdote ficou conhecido por ter construído a primeira igreja, São Bonifácio. A produção endossa que o padre alemão era considerado uma figura emblemática, misteriosa e muito inteligente. Fugindo das práticas nazistas, trocou seus bens por terras no Brasil, porém, ao chegar aqui, descobriu que suas terras estavam tomadas pela floresta virgem e longe de onde havia uma comunidade alemã. Mesmo enfurecido, o padre assumiu a fazenda, onde atualmente é o Conjunto Cidade Alta. Em 1940 construiu sua casa e a capela, consagrando-a a São Bonifácio. Desta forma, foi o primeiro padre do lugar e de Maringá, que se tornaria município no ano de 1947. 

Atualmente o portador jurídico da capela é a Associação do Instituto de Famílias de Schoenstatt (Mãe Peregrina), porém a administração local é da Associação da Família de Schoenstatt de Maringá (AFASM). Alberto Gomig, assessor leigo da Família de Schoenstatt, relata que todos os membros do movimento têm grande apreço e amor pela capela, o que implica em um grande zelo pelo templo. 

O assessor destaca que em todo primeiro domingo do mês há Santa Missa às 10h30 (Missa do Turista), seguida de almoço; todo dia 18 do mês a Santa Missa é às 15h, exceto quando cai em final de semana. 

Localizada na Av. Pioneiro Antônio Fernandes Maciel 1365, Jardim Paraíso, - território da Paróquia São Bonifácio -, fica aberta todos os dias das 8h às 18h para visitação e não há necessidade de agendamento. 

O Documentário “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, produzido pela equipe da Maringá Histórica, narra a história do padre Emil Clemens Scherer chegou em Maringá em 1939. O sacerdote ficou conhecido por ter construído a primeira igreja, São Bonifácio. A produção endossa que o padre alemão era considerado uma figura emblemática, misteriosa e muito inteligente. Fugindo das práticas nazistas trocou seus bens por terras no Brasil, porém ao chegar aqui descobriu que suas terras estavam tomadas pela floresta virgem e longe de onde havia uma comunidade alemã. Mesmo enfurecido, o padre assumiu a fazenda, onde atualmente é o Conjunto Cidade Alta - em 1940 construiu sua casa e a capela consagrando-a a São Bonifácio. Desta forma, foi o primeiro padre do lugar e de Maringá que se tornaria município no ano de 1947.


O documentário está disponível no canal Maringá Histórica no YouTube. Clique aqui para acessar 


Artigo da Revista Maringá Missão, Edição de Agosto. 

Por Fabiana Ferreira