Que tal ser gentil hoje e sempre? Artigo da Revista Maringá Missão

27 de Setembro de 2023

Que tal ser gentil hoje e sempre? Artigo da Revista Maringá Missão

Fui convidada para falar sobre gentileza, uma palavra que, nos dias de hoje, se torna importantíssima em todos os aspectos, em todos os ambientes, seja na família, na sociedade, na comunidade ou no trabalho. No dicionário encontramos a definição para essa palavra como o “indivíduo que apresenta um comportamento distinto e com nobreza em suas ações”. A gentileza é uma qualidade que precisamos recuperar. Podemos ter como exemplo Jesus com a samaritana. A Bíblia nos revela que Jesus foi gentil com essa mulher e que, ao conversar com Ele sobre a verdadeira adoração, ela se converteu após saber que Jesus era o Messias. Apesar da Bíblia não revelar sua identidade, entendemos que essa senhora, por ser samaritana, não tinha uma boa relação com os judeus, mas Jesus se encontrou com ela e lhe pediu água, ofertando a água eterna (João 4,13-14). Com seus exemplos de gentileza, Jesus nos mostra como é ser um ser humano melhor, que busca em suas ações gerar no próximo bons sentimentos. 

No nosso cotidiano precisamos ter essa gentileza, independentemente de onde estivermos. Resgatarmos um simples bom-dia, boa-tarde, boa-noite é fundamental. Todos os dias nos deparamos com pessoas que conhecemos ou não e, muitas vezes, elas precisam de um sorriso. Teve um comercial de televisão que me marcou muito: uma mãe está com o filho no supermercado e, quando a criança olha para ela, diz “o seu sorriso é lindo!”. Isso gerou na mãe um belo sorriso. Outro lindo exemplo de pessoa gentil foi Madre Teresa de Calcutá: “As mãos que fazem valem mais do que os lábios que rezam”. Precisamos reaprender os simples gestos que mudam o dia, o ambiente e/ou a vida de alguém. Precisamos ser pessoas capazes de usarmos palavras cordiais. Muitas vezes, por meio de uma visita, de uma ligação ou de uma mensagem de texto, podemos transmitir uma mensagem de gentileza. 

Esse é um trabalho simples e deve começar com nós mesmos. Sim, isso é possível! Iniciar esse processo em meu lar, respeitar e me dar o devido valor é o início de uma nova jornada. Ao honrar pai, mãe, filho e família, estamos seguindo os passos gentis de Jesus Cristo, que teve muitos gestos que nos ensinam sobre sermos pessoas melhores. No ouvir e no falar, Ele nos ensinou sobre gentileza. Que possamos, então, aprender com Jesus a espalhar pelo mundo muita gentileza, pois, lembre-se: gentileza gera gentileza! 


Por Ivone Fiorotto Moreno. Casada, mãe, pedagoga e mantenedora de escola. Participa da Santa Missa diariamente e busca evangelizar com pequenos gestos de gentileza e um sorriso constante. 

Artigo da Revista Maringá Missão, Edição de Setembro de 2023