Arquidiocese de Maringá tem duas paróquias com o título de Nossa Senhora Aparecida. Confira a programação para o Dia da Padroeira do Brasil

11 de Outubro de 2023

Arquidiocese de Maringá tem duas paróquias com o título de Nossa Senhora Aparecida. Confira a programação para o Dia da Padroeira do Brasil

A Arquidiocese de Maringá possui duas paróquias que levam o nome da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Uma em Maringá e outra em Mandaguari. Por ocasião do Dia 12 de outubro, elas terão programação especial: 


Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Maringá: 

Praça Nossa Senhora Aparecida, s/n, Vila Esperança. 

Santa Missa – 9h. 

Coroação de Nossa Senhora. 

Bolo da Padroeira. Quem quiser adquirir com antecedência, pode entrar em contato na secretaria paroquial: WhatsApp 44 98423-0760. 



Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Mandaguari: 

Av. Amazonas, 320, Centro, Mandaguari. 

6h – Alvorada com soar dos sinos. 

9h – Santa Missa solene com bênção das crianças e carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

15h - Oração do Santo Terço com a consagração solene de Nossa Senhora Aparecida e bênção do Santíssimo Sacramento. 

18h – Santa Missa solene com coroação de Nossa Senhora e procissão luminosa. 


A programação do Dia de Nossa Senhora Aparecida nas outras 57 paróquias da Arquidiocese de Maringá pode ser consultada nas respectivas comunidades paroquiais. 


História 


No ano de 1717, três pescadores - Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso - lançaram suas redes nas águas do Rio Paraíba, em São Paulo. Eles tinham sido encarregados de levar peixes para um banquete, que se realizaria na cidade de Guaratinguetá, por ocasião da visita do conde Assumar, Dom Pedro de Almeida Portugal, governante da capitania de São Paulo e Minas Gerais, durante uma viagem a Vila Rica. 

Após várias tentativas eles pescaram uma estátua quebrada em duas partes: a cabeça e o corpo. Ao lançar novamente suas redes, eles recuperaram a parte restante da imagem. 


A veneração popular 

Em pouco tempo, a notícia da pesca milagrosa se difundiu pelas cidades vizinhas e, todas as noites, um grupo cada vez maior de simples pescadores começou a ir prestar homenagem à Virgem Maria e rezar o terço. Eles deram-lhe o nome de “Aparecida”, que apareceu. 

A pequena imagem da Virgem Maria tornou-se objeto de grande devoção no Brasil. 

Em 1904, a imagem foi coroada a pedido do Papa Pio X. Em 1930, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.