Assembleia Regional da Pastoral do Menor: Pão e Justiça

17 de Outubro de 2023

Assembleia Regional da Pastoral do Menor: Pão e Justiça

Nos dias 06 a 08 de outubro foi realizada no Seminário Arquidiocesano em Maringá, a Assembleia Regional da Pastoral do Menor, do Regional Sul 2, com a participação de nove dioceses, de agentes, adolescentes, familiares e do bispo referencial da Pastoral do Menor do Regional, Dom Severinon Clasen.

Essa etapa foi preparatória para a XI Assembleia Nacional da Pastoral do Menor, que será realizada de 07 a 10 de novembro, em Belo Horizonte. Todas as reflexões foram inspiradas à luz do tema: “Fome de Pão, Fome de Justiça…Você tem fome de que?” e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (cf. Mt 14,16). Muito mais que a fome e a sede como necessidades básicas para a sobrevivência da humanidade, a fome e a sede refletida se referiu à fome e sede de justiça, o desejo de encontrar, ver Deus e de fazer o bem às crianças e adolescentes invisibilizadas, isto é, em situação de vulnerabilidade e risco social.

O facilitador/assessor dessa Assembleia foi Eloi Gallon, coordenador da Pastoral do Menor da Diocese de Caxias do Sul/RS e membro da CNBB no CONANDA. O método compartilhado pelo facilitador/assessor foi o Ver-Julgar-Agir. Olhar a realidade, as causas estruturais da pobreza e da injustiça; ter a palavra de Deus como luz para avaliar essa realidade vigente e ter sabedoria, discernimento, compromisso evangélico para definirmos as prioridades. Nas deliberações, se firmou a garantia dos valores, princípios éticos e cristãos em toda a missão da Pamen; a articulação e fortalecimento com o Poder Público para a efetivação de políticas públicas; a organização com parcerias para o agir coletivamente, assim como demais reflexões neste propósito de garantia de direito às crianças e adolescentes. Nessa caminhada houve o reconhecimento da solidariedade no caminho da paz para buscar a justiça.

Ao final da Assembleia foram aclamados cinco representantes da Pastoral do Menor do Regional Sul 2 que participarão na Assembleia Nacional da Pamen.

É urgente o protagonismo das crianças e adolescentes para se ter pão e justiça.

Por Elza Mariucci – vice-coordenadora da Pastoral do Menor – Regional Sul 2