Assembleia Avaliativa da Arquidiocese de Maringá será realizada sábado, 04 de novembro

02 de Novembro de 2023

Assembleia Avaliativa da Arquidiocese de Maringá será realizada sábado, 04 de novembro

No próximo sábado, 04 de novembro, será realizada a Assembleia Avaliativa da Arquidiocese de Maringá, no auditório São João Paulo II – (Seminário Nossa Senhora da Glória), das 8h às 16h.


A Assembleia é composta pelo Arcebispo, padres, diáconos, religiosas e religiosos, representantes de todas as pastorais, movimentos e organismos da Arquidiocese de Maringá e representantes das 59 paróquias da Arquidiocese.


O objetivo é avaliar os processos pastorais em andamento na Igreja particular de Maringá à luz da Carta Pastoral do Arcebispo Dom Severino Clasen (Acolher e Cuidar), do Projeto da Iniciação à Vida Cristã (IVC) e da escuta sinodal.


A Santa Missa de abertura da Assembleia Avaliativa será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese e pela rádio Colméia FM Maringá (98.7), às 8h.


Padre Genivaldo Ubinge, coordenador da Ação Evangelizadora, contextualiza a metodologia da Assembleia:


“Ao falarmos de Assembleia Arquidiocesana da Ação Evangelizadora, evocamos memórias de outras assembleias com seus caminhos e métodos, resultados e planos de ação pastoral. E com estas memórias, trazemos presentes várias expectativas e preocupações.


A Igreja de Maringá, desde quando ainda constituía seus alicerces, foi inspirada pelo Concílio Vaticano II e sua recepção nas Conferências Episcopais continental (CELAM) e nacional (CNBB). E estas inspirações apontavam para uma Igreja de comunhão e participação, incentivando o envolvimento de todo o Povo de Deus em processos de reflexão e discernimentos, assembleias e planos de ação evangelizadoras.


Na nossa história recente, estávamos caminhando à luz do 24º Plano da Ação Evangelizadora (24º PAE - 2017 a 2020), fruto da Assembleia Arquidiocesana da Ação Evangelizadora realizada em 2016/17. Plano que não foi avaliado, nem revisto em novo processo de Assembleia, que se daria em 2020, sendo interrompido diante da renúncia do Arcebispo Dom Anuar Battisti (2019) e da pandemia da Covid-19 (2020-2022).


Com a chegada do novo Arcebispo, Dom Severino Clasen (agosto de 2020), optou-se pelo adiamento da Assembleia para o momento mais oportuno.


A Arquidiocese de Maringá continua caminhando à luz do 24º PAE. Com Dom Severino Clasen e sua Carta Pastoral Acolher e Cuidar (2021), iniciamos vários processos de articulação de dimensões, setores e comissões e o Plano Arquidiocesano da Iniciação à Vida Cristã (2021 a 2027).


Em meio a estes processos, participamos da primeira fase do Sínodo dos Bispos, com a escuta sinodal, envolvendo cerca 10.500 pessoas. Tudo isto, nos adaptando às caminhadas de cada paróquia e segmento da ação evangelizadora da Arquidiocese, que não pararam ou diminuíram seus ritmos.


Diante destes processos desencadeados é que nos encontramos para realizar uma assembleia avaliativa que situe as nossas comunidades: (1) no momento em que estamos em cada um destes processos, (2) nos desafios atuais e (3) a deliberação acerca de uma estrutura e um cronograma para que, recepcionando as conclusões do Sínodo dos Bispos, elaboremos um plano de ação para os próximos anos.


Com a plenária realizada em julho de 2023, damos o primeiro passo. A partir daí, a equipe de preparação sistematizou e deliberou acerca das contribuições recebidas na plenária e as que chegaram via formulário, fez as alterações necessárias ao processo.


Após receber todas as sínteses com as contribuições, as comunidades receberam o documento a ser deliberado na plenária do dia 04 de novembro 2023, traçando os próximos passos da caminhada sinodal de nossa Arquidiocese.


Com mentes e corações dispostos a fazer o nosso melhor para o bem da evangelização, peçamos a intercessão de Nossa Senhora da Glória para que ilumine toda esta caminhada” (Padre Genivaldo Ubinge).