Dom Severino encaminha Carta ao Povo de Deus por ocasião da Assembleia Avaliativa da Arquidiocese de Maringá

14 de Novembro de 2023

Dom Severino encaminha Carta ao Povo de Deus por ocasião da Assembleia Avaliativa da Arquidiocese de Maringá

Saudações, queridos amigos e queridas amigas! 

As lideranças da Arquidiocese de Maringá estiveram reunidas sábado, 04 de novembro, no Auditório São João Paulo II, para a Assembleia Avaliativa dos Processos da Ação Evangelizadora. Contamos com 328 participantes inscritos, sendo eles membros natos das paróquias (padres e diáconos, coordenador ou coordenadora do CPP e outros três delegados escolhidos segundo critérios próprios de cada paróquia, com atenção especial às mulheres e jovens) e os delegados dos segmentos do CAAE e das Congregações Religiosas. 

A Assembleia teve início com a Celebração Eucarística. Nessa ocasião, conferimos a bênção de envio ao Padre Edivaldo Costa da Conceição para a missão na Diocese de Guajará-Mirim, em Rondônia, a partir de 2024. 

A Assembleia Avaliativa apresentou a síntese das respostas das paróquias, pastorais, movimentos, organismos e serviços da Arquidiocese de Maringá, que auxiliaram a reflexão dos Grupos de Partilhas na formulação de ideias e propostas, as quais posteriormente foram votadas pela plenária. Em seguida, o Padre Antônio José de Almeida, que integra uma equipe de teólogos que acompanha o processo de escuta do sínodo dos bispos, fez uma exposição sobre as perspectivas da Igreja à luz da Escuta Sinodal, que está em processo de desenvolvimento. 

A primeira proposta apresentada se referia à Cristologia: Projeto de Reavivamento do Encontro Pessoal com Jesus Cristo em vista do Jubileu 2025. Essa proposta consiste em: 1) Cadernos do Concílio – 2024, formações on-line promovidas pelo Regional Sul 2 da CNBB; 2) Reavivamento do Encontro Pessoal com Jesus Cristo – Cristo Rei de 2024 e Natal de 2025. Responsáveis: comissão mista, formada a partir de representantes da Dimensão da Comunhão Missionária, Comissão da Iniciação à Vida Cristã e Comissão de Formação Teológico-Pastoral; elaborar o projeto (conforme descrito no material de apoio). Essa proposta foi aprovada por unanimidade. 

A segunda proposta consiste na Eclesiologia: Confirmação das Dimensões, Setores e Comissões. 1) Confirmação das Dimensões, Setores e Comissões que já estão constituídos, da sua composição atual e avançar na composição daqueles elementos que faltam; 2) Constituir a Comissão para os Movimentos Eclesiais, Associações de Fiéis, Novas Comunidades e novas iniciativas de evangelização; 3) Estabelecer ou confirmar a organização e atribuições de cada uma das Dimensões, Setores e Comissões (maiores detalhes estão descritos no material de apoio). Nessa proposta foram levantadas algumas preocupações e ressalvas que serão revistas pelas equipes, porém foi aprovada por unanimidade a continuação dos processos. 

A terceira proposta diz respeito à Eclesiologia: Comissão de Formação Teológico-Pastoral. Consiste em um Projeto de Formação Permanente e Sistemática dos Cristãos Leigos e Leigas na Arquidiocese de Maringá em três níveis: a) Formação Básica; b) Formação de Lideranças e Animação da Vida da Igreja; c) Formação de Formadores, sendo constituída em três locais: Maringá, Jandaia do Sul e Nova Esperança. Essa proposta foi aprovada por unanimidade. 

A quarta proposta da Eclesiologia: Valorização e Fortalecimento dos Conselhos e Assembleias sinodais nos diversos níveis eclesiais. Consiste em: 1) Instituir uma Comissão Especial para estudo e reflexão acerca dos Conselhos e Assembleias sinodais da Arquidiocese de Maringá; 2) Verificar a existência, a composição e funcionamento dessas instâncias, esclarecendo funções e atribuições de cada uma em vista de seu fortalecimento em seus diversos níveis; 3) Elaborar subsídios e calendário para o estudo com as bases (detalhamento no material de apoio). Houve algumas ressalvas e predominou na votação final que se fizesse um estudo dessas instâncias, porém sem a necessidade de uma nova comissão. A proposta com essa ressalva foi aprovada por unanimidade. 

A quinta proposta consiste num Caminho Sinodal para o Biênio 2024-2025 para as Assembleias Arquidiocesanas da Ação Evangelizadora. 1) O quadro da constituição de seus membros representantes (os mesmos indicados para essa assembleia); 2) A coordenação e animação: Comissão Especial de coordenação e animação. A Comissão será composta por sete pessoas: um representante de cada Organismos do Povo de Deus (OPD) e mais três membros de livre escolha do Arcebispo; 3) o Cronograma e temas (05 plenárias distribuídas em 2024 e 2025, com seus respectivos temas a serem trabalhados). Nessa proposta, houve ressalvas indicando que a comissão a ser formada irá elaborar um novo cronograma de datas, número de plenárias e temas. Essa proposta com a ressalva foi aprovada por 156 votos, ou seja, a maioria presente no momento de votação (209 pessoas, no total). 

A última proposta consistia em uma reflexão sobre o início do processo de eleição para a nova Coordenação da Ação Evangelizadora. Falou-se sobre o perfil do novo coordenador, a necessidade ou não de ser um padre para essa função e também o critério de escolha desse coordenador. Ao término o Arcebispo solicitou votação para fins de consulta. O início desse processo foi aprovado por unanimidade. 

Consideramos que essa Assembleia Avaliativa foi uma etapa importante no caminho que vamos percorrer rumo ao 25º Plano da Ação Evangelizadora. Contamos com uma equipe muito bem disposta que organizou de forma harmônica esse encontro. Contamos também com um conjunto de membros participantes que, com seus discernimentos muito bem claros, fez fluir belamente todos os encaminhamentos. Rogamos a Nossa Senhora da Glória que nos guie na sinodalidade de nossa Arquidiocese nesse caminho que estamos trilhando à luz do Evangelho de Nosso Senhor! 


Maringá, 09 de novembro de 2023.


Dom Frei Severino Clasen, OFM 

Arcebispo Metropolitano de Maringá