Em Maringá, cerimonial de lançamento da Campanha da Fraternidade será na Praça Raposo Tavares

08 de Fevereiro de 2024

Em Maringá, cerimonial de lançamento da Campanha da Fraternidade será na Praça Raposo Tavares

A Praça Raposo Tavares foi o local escolhido para abrigar o cerimonial de lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, em Maringá. Na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, dia em que se inicia a Quaresma, a Igreja Católica dá início à Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O cerimonial de lançamento terá início às 9h.


A Campanha da Fraternidade é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, em preparação para a páscoa, voltada à conversão pessoal e comunitária. Desde 1964, contribui para a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do projeto de Deus. Além de um chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos de fraternidade em prol da transformação de situações injustas e não cristãs.


Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, tema e lema de da CF 2024 foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.


De acordo com o Bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado sociedade brasileira e o mundo.


Gesto concreto

Visando tornar a coleta do Domingo de Ramos eficaz instrumento de solidariedade, em 1998 a Igreja criou o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) (40% da coleta). O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) é composto por 60% da coleta. Os recursos são destinados ao apoio a projetos locais.


Em 2023, o FAS recebeu R$ 123.308,22. Onze projetos sociais foram beneficiados no território da Arquidiocese de Maringá.