Papa Francisco convida as igrejas para as “24 Horas para o Senhor”, dias 08 e 09 de março

21 de Fevereiro de 2024

As igrejas do mundo todo estão convidadas a participar das “24 Horas para o Senhor”, dias 08 e 09 de março de 2024. O objetivo do evento convocado pelo Papa Francisco é incentivar os fiéis a participar de uma jornada de oração e penitência. A proposta é que as igrejas permaneçam abertas durante um dia inteiro, a fim de oferecer aos fiéis e peregrinos a ocasião de parar a qualquer momento em adoração e a oportunidade de se confessar.

Conforme documento divulgado pelo Dicastério para a Evangelização, “Caminhar numa vida nova” (Rm 6,4) é o lema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração das 24 Horas para o Senhor deste ano.

Conforme o texto, nestas palavras do Apóstolo sente-se ressoar aquilo que o Santo Padre afirmou na sua Carta Apostólica Misericordia et misera: “A misericórdia renova e redime, porque é o encontro de dois corações: o de Deus que vem ao encontro do coração do homem. Este inflama-se e o primeiro cura-o: o coração de pedra fica transformado em coração de carne (cf. Ez 36, 26), capaz de amar, não obstante o seu pecado. Nisto se nota que somos verdadeiramente uma ‘nova criação’ (Gal 6, 15): sou amado, logo existo; estou perdoado, por conseguinte renasço para uma vida nova; fui ‘misericordiado’ e, consequentemente, feito instrumento da misericórdia” (n° 16).

O perdão é o sinal do amor, o seu cume, porque cada um de nós sabe que precisa de ser perdoado e de se tornar, por sua vez, um instrumento de perdão para os outros. Quando se ama, age-se de modo a que a pessoa amada possa retomar uma vida de comunhão, de relação plena e perfeita. As 24 Horas para o Senhor testemunham precisamente isto.

A Igreja estimula que as paróquias e as comunidades cristãs se preparem para viver esta iniciativa. As diferentes ações podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e costumes locais.

Na noite de sexta-feira, 8 de março, e durante todo o dia de sábado, 9 de março, seria significativo prever uma abertura extraordinária da igreja, oferecendo a possibilidade de acesso às Confissões, de preferência num contexto de Adoração Eucarística.

Como sempre, o evento poderia começar na sexta-feira à noite com uma Liturgia da Palavra para preparar os fiéis para a Confissão, e concluir com a celebração da Santa Missa festiva no sábado à tarde.

O objetivo do evento é voltar a colocar no centro da vida pastoral da Igreja, portanto das nossas comunidades, das nossas paróquias, de todas as realidades eclesiais, o sacramento da reconciliação.

Este é o centro da mensagem evangélica: a Misericórdia de Deus, que nos dá a certeza de que diante do Senhor ninguém encontrará um juiz, mas sim um pai que o acolhe, o consola e lhe indica também o caminho para a renovação.

Portanto, como afirmou o Papa Francisco, “a misericórdia suscita alegria, porque o coração se abre à esperança duma vida nova” (Misericordia et misera, nº 3).

Com informações do Dicastério para a Evangelização
Acesse o subsídio oficial clicando aqui