IAM e JM realizam encontro de formação para Assessores e Jovens da Arquidiocese de Maringá

06 de Março de 2024

Entre os dias 01 e 03 de março foram realizados os encontros EFAIAM (Encontro para Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária) e o ELJUMI (Encontro de Líderes da Juventude Missionária), nas dependências do Seminário Arquidiocesano de Maringá. Os encontros contaram com cerca de 80 pessoas, entre eles assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Jovens da Juventude Missionária (JM).

O ELJUMI esteve sob responsabilidade coordenador Arquidiocesano de Maringá da JM, Lucas Gualberto Vieira, que ministrou aos jovens sobre o carisma e a estrutura da Juventude Missionária.

O EFAIAM esteve sob responsabilidade dos formadores Evandro Nunes de Carvalho, Carlos Henrique Peruci e Nadir Tivo de Barros Vieira, os quais instruíram os assessores da IAM para atualizações e formação de novos assessores.

O evento iniciou-se com a benção concedida pelo Padre Donizeti Pugin. Houve oficinas de formação, dinâmicas, momentos de espiritualidade e oração.

A Arquidiocese de Maringá conta com 59 paróquias, sendo que 28 possuem a Infância e Adolescência Missionária e duas paróquias contam com o trabalho da Juventude Missionária.

Para Lucas, o ELJUMI foi de grande valor para a Juventude Missionária. “Esperamos que os jovens saiam deste encontro com o ardor missionário que o Papa Francisco nos pede. Precisamos nos atentar mais na evangelização das pessoas ao nosso redor e do mundo inteiro, com um olhar de compaixão e solidariedade e a JM tem este objetivo, agindo conforme os ensinamentos de Jesus de Nazaré”, frisou.

Ângela Francesquini Capeloto, coordenadora Arquidiocesana da IAM, disse esperar que a alegria do encontro seja irradiada para outros espaços. “Espero que esse ardor missionário possa produzir muitos frutos e chegue até as crianças e adolescentes que são verdadeiros missionários e protagonistas dos encontros, verdadeiros anunciadores de Jesus, tornando-O conhecido e amado em todos os continentes”.

Ao fim do encontro houve a Missa de encerramento presidida por Dom Severino Clasen, o qual enfatizou a importância da IAM e JM nas paróquias de forma estruturada.