Dom Frei Severino Clasen participa do lançamento das ações promovidas durante o Maio Laranja em Maringá

06 de Maio de 2024

Na manhã desta segunda-feira, 06 de maio, o Arcebispo de Maringá e presidente nacional da Pastoral da Criança, Dom Frei Severino Clasen, participou do lançamento das ações promovidas durante o Maio Laranja – Mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento, realizado no auditório Hélio Moreira, também contou com a presença da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Maria Inês Monteiro.

Em sua fala, Dom Severino disse que este enfrentamento é “uma urgência”. “É preciso unir forças. A Igreja tem obrigação de estar com as demais forças da sociedade para cuidar das vítimas. Quem pratica este crime deve ser punido civilmente. Mas não devemos ficar apenas na punição. Devemos oferecer a cura, a superação. Quem ama não abusa”, disse.

A Dimensão Sociotransformadora da Arquidiocese de Maringá irá promover capacitações com o foco preventivo, cuja temática trabalhada será “Construindo ambientes seguros para crianças e adolescentes nos espaços escolares e eclesiais”.

Em Maringá, a capacitação será realizada dia 20 de maio, às 20h, no Auditório Santa Dulce dos Pobres (Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier). O público-alvo será a coordenação da Catequese, Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Grupos de Vivência Pós-Crisma, Infância e Adolescência Missionária, Seminaristas da Filosofia, Coroinhas e Acólitos, padres Referenciais dos Acampamentos e membros da Comissão de Tutela de Menores e Vulneráveis da Arquidiocese de Maringá.

A mesma capacitação também será feita em Paiçandu, Marialva e Sarandi.

Denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disk 100, nos Conselhos Tutelares e Polícia Civil (181).