Nota oficial da Arquidiocese de Maringá

09 de Maio de 2024

Nota oficial da Arquidiocese de Maringá

Sobre as denúncias que se tornaram públicas na manhã desta quinta-feira, 09 de maio de 2024, dando conta de que a Polícia Civil, por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) de Maringá, cumpriu ordem de mandado de busca e apreensão contra um homem de 51 anos suspeito de cometer crimes de importunação sexual contra adolescentes, ao utilizar de suas funções pastorais em ambientes paroquiais, a Igreja Católica emite a seguinte nota:

A Arquidiocese de Maringá recebe essa notícia com consternação e informa que está colaborando com todo o processo investigativo, desde o início, para que o caso seja esclarecido o mais rápido possível.

A pessoa denunciada já havia sido afastada de todas as funções pastorais.

A Igreja Católica em Maringá reafirma o que o Arcebispo Dom Frei Severino Clasen disse segunda-feira, 06 de maio, durante o lançamento das ações promovidas durante o Maio Laranja – Mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes:

“É preciso unir forças. A Igreja tem obrigação de estar com as demais forças da sociedade para cuidar das vítimas. Quem pratica este crime deve ser punido civilmente”.

A Arquidiocese de Maringá também informa que, em sua estrutura pastoral, irá dar atenção especial de acolhida e acompanhamento às vítimas.

Discurso de Dom Severino no lançamento das ações promovidas durante o Maio Laranja em Maringá, na íntegra