Dom Severino com o Papa Francisco

15 de Maio de 2024

Dom Severino com o Papa Francisco

O Arcebispo de Maringá e Presidente Nacional da Pastoral da Criança, Dom Frei Severino Clasen, ofm, foi recebido em audiência privada pelo Papa Francisco na manhã de sábado, 11 de maio de 2024.

A audiência foi solicitada por Dom Severino para dialogar sobre as atividades pastorais desenvolvidas na Igreja em Maringá. Dom Severino assumiu a Arquidiocese em 15 de agosto de 2020. Por causa da data de nomeação e posse como Arcebispo de Maringá, ele não pôde participar da Visita Ad Limina Apostolorum, realizada pelos bispos do Paraná em fevereiro de 2020.

Ao jornalista Silvonei José, do Vatican News, destacou: “Eu vi o Papa muito disposto, sorridente, e muito atencioso. Ele ouviu e depois quando nós entramos mais na questão do clero, estava preocupado em saber quantos padres e seminaristas. E aí nós falamos de um clero bastante jovem que temos em Maringá, e também falamos da preocupação para que eles assumam uma Igreja que tem a postura do Papa Francisco. E isso parece-me que fez bem a ele. Temos um clero muito ligado às questões que nos preocupam no mundo de hoje. E isso ele ouviu com muita atenção”.

Padre Francisco Gecivam Garcia, do Clero de Maringá, acompanhou Dom Severino à visita ao Papa. Reitor do Propedêutico e coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Gecivam relata a experiência da visita:

“Fiquei impressionado com tanta sabedoria e humildade do Papa Francisco. Ele demonstrou profundo interesse e preocupação quanto à temática da formação dos seminaristas. Francisco disse que toda a nossa missão e saúde do clero dependem da proximidade de que nós formadores temos com os seminaristas e que o bispo tem com os padres. O Papa enfatizou que é cuidar dos seminaristas e dos padres é uma missão especial”.