Província Eclesiástica de Maringá discute caminhos para melhor acolher casais em nova união

13 de Junho de 2024

“O princípio da misericórdia, da acolhida dos casais em nova união é irreversível”. Essa foi a fala do Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, após o encontro realizado dia 27 de abril na residência episcopal, que reuniu representantes das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Maringá (Campo Mourão, Paranavaí, Umuarama e Maringá), que atuam com a Pastoral Familiar. O objetivo do encontro foi dialogar sobre possibilidades de caminhos práticos de acolhida, acompanhamento e discernimento de casais que vivem em nova união. A base para o diálogo sobre propostas de acolhida está referendada no capítulo oitavo da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. O tema do capítulo é “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade”. Estudam-se caminhos para que os casais de nova união façam o processo catequético, sejam orientados a procurarem o Tribunal Eclesiástico para dar entrada nos processos de nulidade matrimonial e, ao final do percurso, recebam o Sacramento da Confissão e a Sagrada Eucaristia. Um projeto já realizado pela Diocese de Paranavaí foi objeto de estudo durante a reunião realizada em Maringá.

A PROPOSTA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA PELA IGREJA EM PARANAVAÍ TEM O OBJETIVO DE: REUNIR OS CASAIS EM NOVA UNIÃO PARA UMA CAMINHADA DE DISCERNIMENTO COMO ORIENTA A IGREJA A PARTIR DE ALGUNS CRITÉRIOS, A SABER:

• Nova união consolidada no tempo (dez anos) com união estável e civil;
  • Com fidelidade comprovada e dedicação generosa;
  • Com compromisso cristão e participação eclesial;
  • Com consciência da irregularidade da situação;
  • Que não tenham ocorrido atos de violência, abandono ou injustiça com o cônjuge da 1ª união (como também com os filhos ou ainda com o cônjuge atual);
  • Com novos filhos;
  • Sem possibilidade de retorno à primeira união.

Para este projeto foram convidados 180 casais, que têm acompanhamento individual, por padres ou diáconos, e participam de pequenos grupos em encontros paroquiais e diocesanos.

Segundo o Bispo de Paranavaí, Dom Mário Spaki, “trata-se de uma ação com duração de dois anos”. “Queremos integrá-los da melhor forma possível”, diz.

O Bispo de Campo Mourão e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Bruno Elizeu Versari, pretende propor uma reflexão sobre essa temática em nível nacional. “A reunião realizada em Maringá foi um momento de escuta. É tempo de ouvir, de compreender as experiências. Queremos fazer isso com todo o Brasil.”

Dom Frei João Mamede Filho, Bispo de Umuarama, elogiou a iniciativa da Província Eclesiástica de Maringá. “Que bom que este tema passa a ser tratado em nível de província. Agora o exemplo de Paranavaí será mostrado às nossas dioceses e vamos estudar a proposta para, quem sabe, implantá-la em comunhão com toda a Província de Maringá.”

Matéria da Revista Maringá Missão, edição Junho de 2024. Acesse a revista completa clicando aqui.