Maringá presente no Encontro Regional da Pastoral da Educação em Cascavel

13 de Junho de 2024

Maringá presente no Encontro Regional da Pastoral da Educação em Cascavel

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, foi realizado o 4º Encontro da Pastoral da Educação do Regional Sul 2 da CNBB, no Centro Arquidiocesano de Formação de Cascavel. Anualmente, o evento reúne as coordenações das dioceses para estudo e avaliação da caminhada.

Neste ano, estiveram presentes o Bispo referencial da Pastoral da Educação, Dom Edgar Xavier Ertl, da cidade de Francisco Beltrão; o padre assessor Vilmar Serighelli, da cidade de Curitiba; a professora e coordenadora do Regional, Rosiana de Moura Proença Pereira, da cidade de Paranaguá; e o vice-coordenador e diácono Márcio Henrique Lopes, de Cianorte. O encontro contou também com a participação de representantes das diversas arqui/dioceses do nosso estado.

O encontro reforçou o compromisso da Pastoral da Educação com a formação e desenvolvimento educacional, contando com a presença do professor e palestrante Humberto Herrera Contreras, de Curitiba, com o tema “Diálogo entre as proposições do Relatório da Unesco e os compromissos do Pacto Educativo Global”.

Também houve a participação da palestrante doutora e neuropsicanalista Eloane Furquim, da cidade de Cascavel, onde tivemos o prazer de ouvir e debater sobre os desafios e as dificuldades da sala de aula com alunos especiais em processo de inclusão. Foi um momento muito especial, pois pudemos ver e ouvir relatos educacionais de uma profissional muito competente sobre os desafios atuais que envolvem a neurociência nas dificuldades de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Neste encontro, soubemos que Rosiana, atual coordenadora, e Pe. Vilmar, atual assessor, foram nomeados pelo Regional para mais um mandato de quatro anos. Assim, vão continuar o trabalho da implantação da Pastoral da Educação em todas as arqui/dioceses do Paraná.

Pe. Vilmar conduziu um estudo e debate de textos do Papa Francisco sobre a educação. Nosso bispo referencial também fez um momento de avaliação da caminhada e, mais uma vez, dirigiu suas palavras solicitando que sigamos o método de Jesus para os convites à adesão à nossa pastoral, a partir das Bem-aventuranças. Fizemos também a análise da conjuntura educacional das escolas públicas do Paraná e, juntos, organizamos uma carta de preocupação diante do cenário.

A Arquidiocese de Maringá foi representada pela assessora Vanderli Tasso Schiavon, pela coordenadora Stella Maris Nápolis e pela professora Lúcia Helena Lodi Guandelini. Foram momentos ímpares; tivemos a oportunidade de adquirir conhecimento envolvendo os ensinamentos da Igreja e os desafios que envolvem a educação em sala de aula. Também não poderíamos deixar de falar da emoção de rever os amigos e criar novas amizades.

No final do encontro, ficou decidido que o 5º Encontro será realizado na cidade de Maringá nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2025.

Por Pastoral da Educação da Arquidiocese de Maringá