Missa por ocasião da Semana de Conscientização do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

14 de Junho de 2024

Em vista da Semana de Conscientização do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa (15 a 22 de junho) a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Arquidiocese de Maringá convida a todos para uma Missa especial com as lideranças da Pastoral.

A Missa será celebrada no dia 16 de junho às 15h, na igreja matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Avenida São Domingos, 1601, Vila Morangueira, Maringá.

Este é um momento importante para celebrar a vida e a dignidade das pessoas idosas, além de conscientizar a comunidade sobre a importância do combate à violência contra este público.

A Semana de Conscientização, realizada anualmente em junho, tem como objetivo:

• Sensibilizar a sociedade sobre a violência contra pessoas idosas: Abuso físico, psicológico, sexual e financeiro são apenas algumas das formas que essa violência se manifesta. É importante lembrar que os idosos formam um grupo vulnerável e que a violência pode ter graves consequências em suas vidas.

• Promover a prevenção da violência através de campanhas de conscientização, palestras, debates e outras ações. A semana busca informar a população sobre os tipos de violência, os sinais de alerta e como denunciar casos de abuso.

• Promover o respeito e a valorização das pessoas idosas: a violência contra os idosos é uma violação dos direitos humanos e precisa ser combatida. A semana também busca promover o respeito e a valorização das pessoas idosas reconhecendo sua importância na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A PPI: acolhendo e defendendo os idosos

A Pastoral da Pessoa Idosa atua na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas, através de visitas domiciliares regulares às casas, levando companhia, apoio e orientação; e defesa dos direitos, acompanhando e defendendo os direitos das pessoas idosas, combatendo o abandono, a negligência e a violência.