Arquidiocese de Maringá acolhe Acampamento Católico para Militares

18 de Junho de 2024

Arquidiocese de Maringá acolhe Acampamento Católico para Militares

O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, autorizou a implantação do Acampamento Católico para Militares na Arquidiocese de Maringá. O projeto será acompanhado pelo padre Neri Dione Squisati, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Marialva.

No Paraná, os acampamentos católicos para militares são realizados desde 2022, na Arquidiocese de Curitiba, por iniciativa do padre Anderson Rosa, que é o capelão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Em Maringá, o projeto está sendo liderado pelo capelão da Polícia e dos Bombeiros Militares e pelos policiais militares aposentados, Jefferson Luiz de Souza e Márcio Antônio dos Santos. A autorização foi oficialmente comunicada em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 17 de junho, na Cúria Metropolitana, com a presença do coordenador da Ação Evangelizadora, padre Genivaldo Ubinge.

O primeiro Acampamento Católico para Militares na Arquidiocese de Maringá deverá ser realizado ainda em 2024, sendo possível a participação de policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros.

Acampamentos na Arquidiocese de Maringá

A Igreja Católica em Maringá criou um grupo de trabalho para elaborar diretrizes para colaborar no serviço pastoral dos Acampamentos. Este grupo é coordenado pelo padre Vinícius Alves Martins.

Conforme padre Genivaldo Ubinge, o Acampamento Militar está inserido neste processo de acolhida. “Outras expressões de acampamentos já estão sendo acompanhadas em nossa arquidiocese. Em 2024, damos este passo para construir as diretrizes, cuja proposta é aprimorar estas experiencias de evangelização”, diz.