Mais de 40 mil neocatecúmenos, provenientes das 1.800 comunidades neocatecumenais do Brasil e de 105 dioceses, celebraram a grande festa do Jubileu de Ouro, no Santuário Nacional de Aparecida, dia 14 de julho. A Arquidiocese de Maringá esteve presente com 85 membros das Paróquias Santa Joaquina de Vedruna, de Maringá, e São Benedito, de Kaloré.
O Caminho Neocatecumenal está presente no Brasil há 50 anos e se iniciou através da ação do Espírito Santo na Espanha nos anos 1960, através de Kiko Argüello, e posteriormente com Carmen Hernandes (in memoriam) e padre Mário Pezzi. Hoje está presente em mais de 100 países.
O Caminho Neocatecumenal está a serviço dos bispos e dos párocos como itinerário de redescobrimento do Batismo e de formação permanente na fé. É proposto aos fiéis que desejam reavivar em sua vida a riqueza da iniciação cristã.
Esse carisma – cujo itinerário se vive nas paróquias, em pequenas comunidades constituídas por pessoas de diversas idades e condições sociais – leva, gradualmente, os fiéis à intimidade com Jesus Cristo, através do contato com a Palavra.
O Caminho Neocatecumenal é um instrumento para a Iniciação à Vida Cristã, seja para adultos, adolescentes ou fiéis de mais idade que queiram redescobrir o Batismo.
“Há que fazer comunidades cristãs como a Sagrada Família de Nazaré, que vivam em humildade, simplicidade e louvor. O outro é Cristo."




