GDI elege nova coordenação e agradece Irivaldo Joaquim de Souza

29 de Outubro de 2024

GDI elege nova coordenação e agradece Irivaldo Joaquim de Souza

Em reunião realizada em 24 de outubro de 2024, o Grupo de Diálogo Inter-religioso (GDI) elegeu sua nova coordenação, composta por:


Alberto Abraão (Igreja Católica Apostólica Romana);

Daniele S. Campos (Candomblé);

Elisa Codale Rodrigues (Religião de Deus);

Danilo Luz (Espiritismo).


A reunião para a eleição da nova coordenação foi realizada na residência do Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen. O grupo expressou sinceros agradecimentos à antiga coordenação, representada pelo advogado Irivaldo Joaquim de Souza, que coordenou o GDI com maestria desde sua fundação.


O GDI é um movimento de lideranças religiosas de Maringá, criado em 2007, com o objetivo de incentivar o diálogo entre as religiões e promover a paz. Todos os anos, o grupo organiza e promove a Noite de Oração pela Paz.


Atualmente, o grupo conta com a participação de líderes e membros de onze denominações religiosas: Bahá’í, Budista, Candomblé, Católica, Espírita, Evangélica, Indígena, Judaísmo, Muçulmana, Religião de Deus e Umbanda.


A participação dos líderes e membros da Igreja Católica Apostólica Romana no GDI foi inspirada pela experiência no Movimento Ecumênico (MECUM) e pela organização conjunta com as demais religiões na Noite de Oração pela Paz, realizada em 2001.


Essa participação é orientada pela Declaração Nostra Aetate — sobre a Igreja e as Religiões Não-Cristãs —, elaborada em 1965 pelo Concílio Vaticano II, com a firme convicção da importância das religiões no fortalecimento da cultura da paz.