Arquidiocese de Maringá reúne líderes católicos engajados em conselhos municipais e locais

13 de Fevereiro de 2025

Arquidiocese de Maringá reúne líderes católicos engajados em conselhos municipais e locais

No dia 9 de fevereiro, a Ação Sociotransformadora da Arquidiocese de Maringá promoveu o primeiro encontro com líderes católicos que atuam nos Conselhos Municipais e locais das cidades de Maringá, Paiçandu e Sarandi. O encontro, realizado no Centro de Formação Bom Pastor, reuniu 90 participantes, incluindo conselheiros do CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil), candidatos (eleitos ou não) que disputaram as eleições de 2024.

O objetivo foi contribuir para a articulação de cristãos leigos e leigas no cenário político e social, além de promover a conscientização sobre a importância de uma atuação cristã comprometida e responsável, guiada pelos ensinamentos do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja.

A assessoria do encontro ficou a cargo do professor Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, membro da Comissão de Assessoria Permanente do CNLB e ex-assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB.

Pela manhã, ele conduziu uma reflexão sobre o Documento 105 da CNBB, intitulado "Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade - Sal da Terra e Luz do Mundo". O documento destaca que a atuação cristã na sociedade não é apenas um direito, mas uma missão para transformar o mundo e refleti-lo como Reino de Deus.

À tarde, os participantes foram divididos em grupos para compartilhar experiências sobre a atuação nos conselhos e refletir sobre as conquistas nesses espaços de direito. Além disso, elegeram temas relevantes para serem abordados no Fórum Permanente com Líderes Católicos, a próxima etapa deste projeto.

A Ação Sociotransformadora da Arquidiocese de Maringá dará continuidade a este projeto nos próximos meses, com encontros nos demais núcleos da Arquidiocese: Nova Esperança e Jandaia do Sul.

"Foi um encontro importante e frutuoso. Percebemos que as pessoas saíram reanimadas para sua missão. Queremos, com este projeto, capacitar e dar suporte para que os nossos conselheiros católicos atuem nestes espaços de políticas públicas, principalmente aqueles que representam a cadeira da Arquidiocese e que são vozes da Igreja, para que o direito daqueles que mais precisam seja garantido", relatou o padre Anderson Schulter, referencial da Ação Sociotransformadora.