“Então, abrindo a boca, começou a ensiná-los” (Mt 5,2).
Essa semana participamos do retiro anual com um grupo de padres da nossa Arquidiocese de Maringá. Fui interpelado a escrever uma carta para você dizendo que o nosso Deus é maravilhoso e cuida de todos nós que praticamos a justiça e anunciamos a Boa Nova.
O pregador, Dom Edson Taschetto Damian, Bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira (AM), nos conduziu nestes dias com muita simplicidade e fé viva e comprometida com a Igreja nos dias atuais.
Meditando sobre a Palavra de Deus, momentos de oração, intensa busca de Deus fortaleceu aos retirantes dias de paz interior.
Além das reflexões pontuais, meditação individual, silêncio na casa, convívio fraterno nas refeições, na capela, o silêncio diante do Santíssimo Sacramento exposto elevou para a meditação e adoração ao Cristo presente.
Quero me dirigir a ti. Silenciei diante do Senhor, deixei Ele me falar. Ressoa muito forte em mim o pontificado do Papa Francisco que nos estimulou a escutar os outros, a rezar no Espírito Santo, deixar que o Espírito nos conduza.
Tive a oportunidade de me afastar do barulho cotidiano e experimentar a ação do Espírito Santo que conduz a nossa Igreja Arquidiocesana com suas alegrias e tristezas. Muitas pessoas pedem orações diariamente. Muitas com dores, sofrimentos, tristezas, angústias, incertezas. Como instrumento de paz, roguei por você, seu ministério, sua família, seus amigos.
No término do retiro, retomo minha missão de acolher e cuidar, ciente que Jesus Cristo sempre está no meio de nós, conduzindo os passos dessa nossa querida Igreja.
Estou animado, seguro, consciente de que defender a justiça, os mais sofridos, pobres, desprotegidos é a primeira missão, pois essa foi a grande missão de Jesus Cristo.
Como Ele foi caluniado, também somos caluniados quando denunciamos as injustiças de hoje. Jesus Cristo sofreu por nós, morreu por nós, garantiu que também ressuscitaremos um dia. Eis a razão do encorajamento da esperança e da alegria.
Que continues firme na fé, cheio de esperança, porque com Cristo venceremos e a fé nos fortalece nas tentações, no desânimo e nas dores.
Que o Ressuscitado te abençoe, te fortaleça na fé e deixe o coração se encher da alegria da esperança que não decepciona.
Um fraterno abraço!
Dom Frei Severino Clasen, OFM
Arcebispo da Arquidiocese de Maringá (PR)