Na tarde deste domingo, 28 de setembro, a Arquidiocese de Maringá celebrou a Peregrinação Jubilar das Equipes de Liturgia, MECEs, Leitores e Cantores. Após a Peregrinação até a Catedral recitando os salmos de peregrinação, os fiéis participaram da catequese e da Santa Missa presidida por Dom Frei Severino Clasen, OFM.
Em sua reflexão, o arcebispo recordou que a liturgia é o centro da vida da Igreja, fonte e ápice de toda ação pastoral. Ressaltou a beleza da liturgia como expressão do amor de Deus, capaz de tocar os corações e conduzir à vocação ao amor. Valorizou o papel dos leigos, que, pelo Batismo, participam igualmente da missão da Igreja, destacando especialmente os MECEs, chamados a levar a Eucaristia e também conforto e ternura aos enfermos, e os leitores, que proclamam a Palavra com fé e coração, para que ela chegue viva aos ouvintes.
Na homilia, Dom Severino convidou todos a viverem com simplicidade e amor, sem exclusões, para que todos se reconheçam irmãos, segundo o exemplo da parábola do rico e de Lázaro. O canto litúrgico foi conduzido por cantores e instrumentistas de diversas paróquias, testemunhando a unidade da Igreja na diversidade de ministérios.
A Peregrinação Jubilar se encerrou com a apresentação do Coral regido pelo maestro Gabriel Gobbi, encerrando o encontro em um clima solene de alegria. Que este momento fortaleça todos os que servem na liturgia e inspire nossa comunidade a viver com esperança e alegria o caminho do Jubileu.