03 de Julho de 2014

imagem Arquidiocese de Maringá promove atividades para acolher e orientar haitianos e senegaleses

Desde o mês de junho de 2013 a Aras/Cáritas (Associação de reflexão e ação social da Arquidiocese de Maringá) tem prestado atendimento aos imigrantes que estão chegando em Maringá e região, em especial aos haitianos.

O acolhimento cumprindo, assim, demanda assumida pela Cáritas em âmbito Nacional.

Os haitianos são os imigrantes que estão chegando em maior quantidade em nosso país devido a um tratado internacional firmado entre Brasil e Haiti.

A princípio esse atendimento consistia em montar o processo de solicitação de refúgio e auxiliar o imigrante com as demandas junto à Polícia Federal. Porém tendo em vista a temática da campanha da fraternidade deste ano a ARAS/Cáritas, juntamente com seus parceiros e colaboradores, entre eles o Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Maringá, vem organizando uma série de ações para fazer frente às necessidades imediatas deste contingente.

Os imigrantes, vendo-se obrigados a deixar seus países de origem, deparam-se com uma cultura totalmente diferente. Isso dificulta a adaptação aos costumes locais e à entrada no mercado de trabalho, principalmente pelo não domínio da língua portuguesa.

Como exemplo de uma ação afirmativa foi a arrecadação de alimentos feita durante a 25º Romaria do Trabalhador e Trabalhadora da Arquidiocese de Maringá. Os alimentos foram redistribuídos aos imigrantes, neste caso aos haitianos recém-chegados.

Definidas as prioridades, articulou-se um projeto para inserção dos imigrantes no mercado de trabalho local, que inclui:

A organização de uma Associação dos Imigrantes da Região de Maringá aberta aos imigrantes de todas as nacionalidades;

Criação de curso de língua portuguesa para iniciantes, ministrado por professores voluntários no qual (já contamos com uma turma em funcionamento em Maringá e vemos a possibilidade de expansão de novas turmas para as cidades de Paiçandu e Mandaguari);

Criação de curso de português avançado em parceria com a UEM, voltado para os imigrantes que querem melhorar sua capacidade de comunicação;

Instalação de hortas comunitárias, cujo objetivo é possibilitar alimentação mais saudável às famílias e complementação de renda;
Criação do curso de “Agroecologia Urbana” voltado às comunidades de Maringá e região, ministradas pelos imigrantes haitianos que possuem formação em agroecologia, com ênfase na não utilização de agrotóxicos e a na reutilização de materiais recicláveis como pneus velhos, latas, baldes, etc;

E orientação dos trabalhadores imigrantes sobre os direitos e deveres trabalhistas, e atuação sindical.

Nesse sentido no último dia 29 de junho a ARAS/Cáritas realizou na cidade de Flórida-PR, a primeira palestra para os imigrantes sobre seus direitos e deveres trabalhistas. A palestra foi proferida pelo presidente do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas de Maringá e advogado da Coordenação Sindical Trabalhista de Maringá, Walter da Silva Fernandes, com tradução simultânea feita pelo colaborador Wilner Jean Baptiste, que é uma das lideranças haitianas na região de Maringá.

A palestra contou com a presença de 56 trabalhadores haitianos e senegaleses.

Nos próximos dias serão distribuídas três mil cartilhas sobre os direitos trabalhistas, material esse redigido em língua portuguesa e crioula e dirigido aos trabalhadores haitianos, e foi confeccionado em parceria com a Coordenação Sindical Trabalhista de Maringá.

De acordo com o cronograma e agendamento, novas palestras serão realizadas em Maringá e região de forma a atender o maior número possível de trabalhadores imigrantes.