22 de Maio de 2014

imagem Restos mortais do primeiro bispo de Campo Mourão chegarão nesta quinta-feira (22) no Aeroporto de Maringá

Representantes da diocese de Campo Mourão – Província Eclesiástica de Maringá – presenciaram nessa quarta-feira (21) em Feira de Santana, BA, o processo de exumação dos restos mortais do primeiro bispo de Campo Mourão, dom Eliseu Simões Mendes.

O corpo de dom Eliseu estava sepultado no cemitério Jardim Celestial, em Feira de Santana, que fica a 108 km de Salvador.

A equipe da diocese de Campo Mourão, composta pelo bispo dom Francisco Javier Delvalle Paredes, padre Alfredo Rafael B. Barreto e Padre Roberto Carlos Reis, visitou a casa onde Dom Eliseu nasceu e viveu até os 9 anos de idade, quando ingressou no seminário.

Nesta quinta-feira (22) a equipe segue para Campo Mourão. O desembarque no Aeroporto de Maringá está previsto por volta das 17h. Em Campo Mourão, haverá uma recepção próximo ao parque de exposições e uma carreata até a Catedral São José. A primeira das sete missas será presidida pelo arcebispo de Maringá dom Anuar Battisti, às 19h.
História

Dom Eliseu Simões Mendes, primeiro Bispo de Campo Mourão (1960-1980), nasceu em 18 de maio de 1915, no território do atual município de Coração de Maria, região metropolitana de Feira de Santana – BA. Foi ordenado sacerdote na Catedral Basílica de Salvador – BA em 4 de dezembro de 1938 e sagrado Bispo no dia 3 de dezembro de 1950.

Ocupou primeiramente a função de Bispo auxiliar de Fortaleza, tendo por titular Dom Antonio de Almeida Lustosa (1950-1953). Posteriormente, foi nomeado Bispo de Mossoró – RN, cargo exercido até a transferência para a recém-criada Diocese de Campo Mourão, da qual tomou posse na tarde de 23 de abril de 1960.

À época a Diocese mourãoense abrangia todo o território situado entre os rios Ivaí, Piquirí e Paraná, ultrapassando o Rio Corumbataí até atingir a região de Pitanga, Manoel Ribas e Ivaiporã. Dom Eliseu, portanto, foi o incansável desbravador do noroeste paranaense.

Cumpre notar, que quando aqui chegou estas plagas ainda eram em grande medida intocadas. Consequentemente, seu trabalho não está circunscrito exclusivamente ao âmbito religioso. O impacto social do episcopado de Dom Eliseu mostra-se no valor deste para a constituição da sociedade organizada de Campo Mourão e arredores.

Exatamente trinta anos após sua ordenação episcopal, a 3 de dezembro de 1980, contando apenas 65 anos de idade, Dom Eliseu Simões Mendes renunciou ao governo diocesano, regressando ao seio familiar na cidade de Feira de Santana – BA, onde faleceu no dia 2 de março de 2001.

Seus restos mortais estavam sepultados no cemitério Jardim Celestial. Agora, com a necessária concessão dos familiares, os despojos mortuários do primeiro Bispo de Campo Mourão estão sendo transladados e inumados no interior da catedral São José, junto a seu sucessor Dom Virgílio de Pauli.

Este ato solene marcará o início das comemorações relativas ao centenário natalício de Dom Eliseu, extensivas até 18 de maio de 2015.

Com informações do Regional Sul 2 da CNBB e Diocese de Campo Mourão.