Aniceto Battisti, pai de Dom Anuar, morre aos 92 anos

24 de Setembro de 2013

Aniceto Battisti, pai de Dom Anuar, morre aos 92 anos

imagem Aniceto Battisti, pai de Dom Anuar, morre aos 92 anos

Vítima de falência múltipla dos órgãos, morreu às 21h desta terça-feira (24) Aniceto Battisti, 92, pai do Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti. Ele estava internato na UTI da Policlínica de Cascavel com infecção urinária. O velório será realizado na Igreja Matriz de Tupãssi, município em que ele morava com a família.

A missa de corpo presente será celebrada às 17h desta quarta-feira (25) e na sequência será feito o sepultamento no cemitério municipal de Tupãssi. “Em nome da família Battisti, agradeço a todos pela grande corrente de oração que foi e está sendo feita por nós e pelo nosso querido Aniceto”, escreveu Dom Anuar.

História

Anicheto Battisti nasceu em Lajeado (RS) no dia 28 de outubro de 1920, onde passou infância e juventude. Aos 21 anos de idade, foi para o exército, em Uruguaiana, de lá seguindo para o Rio de Janeiro, após ter se apresentado como voluntário para a II Guerra Mundial.

Embarcou, a 22 de setembro de 1944, no navio General Meighs com destino à Itália onde permaneceu por um ano, no pelotão de minas, exercendo a função de sapador, trabalho que exigia coragem, determinação e sangue frio.

Foi pioneiro do município de Tupãssi, no Oeste do Paraná, onde chegou em outubro de 1963. Ajudou a construir a cidade, teve comércio e terras no local, e foi um dos construtores da igreja que se tornou paróquia N. S. de Lourdes. É pai de nove filhos, entre eles, dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá (PR).