23 de Outubro de 2015

imagem 25 de outubro: Conselho Missionário Diocesano promove Noite Cultural-Missionária – Um concerto para o mundo!

No próximo domingo (25) o Conselho Missionário Diocesano promoverá a Noite Cultural-Missionária – Um concerto para o mundo, na praça da igreja São José em Maringá a partir das 20h.

Haverá apresentações musicais e teatrais com o objetivo de despertar nas pessoas em geral o apreço pelas diferentes expressões culturais, levando-as a uma viagem pelo mundo através da arte.

A proposta é que o evento seja um espaço para cultivar nas comunidades o espírito missionário; sensibilizar as pessoas para a solidariedade para com as realidades mundiais mais sofridas e mostrar que em meio ao sofrimento de muitos povos há também a beleza de suas culturas.

Justificativa:

Durante muito tempo missionários (as) e/ou pessoas que se voluntariavam para prestar serviços junto às populações mais sofridas do mundo fizeram campanhas de ajuda a tais povos. Contudo, para sensibilizar o coração de seus conterrâneos muitas vezes recorreram às imagens (fotos ou vídeos) de pessoas famintas, doentes ou moribundas. O propósito deste trabalho é sensibilizar as pessoas não por aquilo que há de feio e degradante na cultura alheia, mas através daquilo que tais povos, apesar de seus sofrimentos, têm de mais genuíno e belo, suas expressões artísticas e culturais-religiosas.

Proposta:

Apresentação cultural em palco na rua. Para os grupos musicais, cada grupo convidado terá o direito de apresentar até seis músicas que representem culturas diferentes. Para os grupos folclóricos cada grupo poderá apresentar até duas danças ou coreografias. As apresentações terão início às 20h do dia 25 de outubro de 2015 e término previsto para as 23h do mesmo dia. Toda arrecadação financeira que por ventura houver durante o evento será utilizada para favorecer projetos missionários de resgate à dignidade humana junto aos povos de outros países e culturas.

Neste evento, contaremos com as seguintes apresentações: Abertura com a Banda Capella apresentando músicas brasileiras sacras e religiosas; O grupo indígenas Guaraní apresentará uma dança tradicional da tribo; A Associação haitiana, fará a apresentação de três músicas tradicionais do Haiti; A Juventude Missionária da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade apresentará uma coreografia de uma música sobre os cinco continentes; Por fim, o Grupo Musical Cantabile de Londrina fará o encerramento cantando músicas em Latin, Alemão, Inglês e Protuguês. Entre um grupo e outro serão rezadas algumas Ave-Marias em diversos idiomas.

Com informações do padre Emerson Cícero de Carvalho

Assessor do Conselho Missionário Diocesano